Iapar e Simepar alertam para risco de geada

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada deste sábado (10) na região cafeeira paranaense – Norte, Noroeste e parte da região Oeste do Estado. A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Iapar e Simepar alertam para risco de geada

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) alertam que há previsão de geadas na madrugada deste sábado (10) na região cafeeira paranaense – Norte, Noroeste e parte da região Oeste do Estado.

A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Nos dois casos – lavouras novas e viveiros – a proteção deve ser retirada logo após o afastamento da massa de ar frio e assim que cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Mais informações sobre o Alerta Geada e técnicas de proteção de cafeeiros podem ser obtidas no endereço www.iapar.br, www.simepar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

O SERVIÇO – Neste ano, o Alerta Geada entrou em operação em 16 de maio. O serviço é mantido pelo Iapar e o Simepar até o final do inverno. O principal objetivo é auxiliar produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas.

Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, veículos de comunicação, estabelecimentos educacionais e comunitários.

Desde que foi lançado, há 23 anos, o serviço destaca-se pelo alto grau de confiabilidade, pois nunca ocorreu erro na detecção desse tipo de evento. Outros setores da economia também são beneficiados pelo Alerta Geada, como produção de hortaliças, comércio de vestuário, construção civil e turismo.

Fonte:Bem Paraná

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *