Prefeitura de Cianorte divulga a programação da 2ª FLICIA

Era uma vez um lugar em que todos que chegavam eram recebidos pelos seus personagens favoritos, como se fossem velhos amigos. Eles compartilhavam abraços, brincadeiras e tiravam fotos para registrar o momento. Depois disso, os visitantes eram encaminhados para conhecer alguém muito sábio que os contaria as mais belas aventuras e os faria viajar por […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Prefeitura de Cianorte divulga a programação da 2ª FLICIA

Era uma vez um lugar em que todos que chegavam eram recebidos pelos seus personagens favoritos, como se fossem velhos amigos. Eles compartilhavam abraços, brincadeiras e tiravam fotos para registrar o momento. Depois disso, os visitantes eram encaminhados para conhecer alguém muito sábio que os contaria as mais belas aventuras e os faria viajar por meio delas. Nesse lugar, ainda existiam muitas outras atrações, como gente compartilhando conhecimentos, um monte de livros e artistas com números incríveis.

A história, que mais parece conto de fadas, narra um episódio prestes a acontecer no município: a 2ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA) que, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, espera receber, mais de 15 mil pessoas. O evento terá início com uma apresentação teatral no Ginásio Tancredo Neves no dia 20 de junho, às 19h30, e seguirá para o Centro Estadual de Educação Integrada (CEEP) até 23 de junho (sexta-feira), onde haverá lançamentos de livros, premiação do concurso de poesias, workshop, contações de histórias, mesas-redondas e relatos de experiências pedagógicas, científicas e literárias. As atividades são gratuitas e voltadas para todos os públicos.

“Para este ano, a população pode esperar uma FLICIA ainda mais repleta de atrações. A primeira edição, que já foi um sucesso, foi substancial para que a ideia fosse tirada do papel e, assim, conseguíssemos consolidar a Festa como parte do calendário cultural do nosso município”, relata a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa. “Estão programadas cerca de 50 atividades, além de exposições permanentes. Tenho certeza que todos que comparecerem, independente da idade, irão se encantar pelo que os espera”, complementa a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.

LANÇAMENTO DO EVENTO
A abertura da Festa Literária será marcada pela apresentação de teatro infantojuvenil “A bruxa está solta”, interpretada pelo Grupo Sou Arte. O enredo narra as aventuras de uma bruxa atrapalhada que busca destruir finais felizes de histórias conhecidas, como O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Peter Pan e de clássicos brasileiros, como O Menino Maluquinho e O Sítio do Picapau Amarelo. A apresentação acontece dia 20 de junho (terça-feira), às 19h30, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves.

ATIVIDADES PERMANENTES
De 21 a 23 de junho (quarta a sexta-feira), a FLICIA acontece no Centro Estadual de Educação Integrada (CEEP), conhecido como Escola Técnica. Nestes dias, durante o horário de funcionamento ao público – das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 22h – haverá exposições de trabalhos pedagógicos das instituições de ensino do município e venda de materiais literários por empresas, livrarias e editoras. Durante este período, também acontecerão pela manhã, tarde e noite contações de histórias, bem como recepções artísticas realizada pelo Grupo Sou Arte.

ATIVIDADES ESPECÍFICAS
Na quarta-feira (21), às 19h, haverá homenagem aos escritores de Cianorte e cidades vizinhas, bem como a premiação do VI Concurso de Poesias, com o tema Diversidade. Já às 20h30, o público é convidado a participar de um bate-papo a respeito dos desafios, experiências e dificuldades da profissão de escritor entre criação e o mercado com Zulmira Figueiroa e Franciele Macedo e participação especial de Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. Ainda no dia, às 21h, uma mesa redonda com Patrícia Maia trabalhará as “Formas de Contação de Histórias”.

Na noite seguinte, quinta-feira (22), a mesa redonda tem início às 19h30 com a participação do mestre em Literatura, Anderson Novello, que abordará a importância do ouvir no ambiente escolar com a palestra “A arte da escutatória: a escuta de si, do outro e do mundo”. Em seguida, às 20h30, ele segue para o stand dos escritores, onde lançará seu livro “A bruxa de batom borrado”. Das 21h às 22h, acontecem em sete salas do local as apresentações dos relatos de experiências pedagógicas, científicas e literárias.

Para encerrar o evento literário, na sexta-feira (23), acontece às 19h30, a mesa-redonda com a escritora Railda Masson, que em seguida, às 20h30, lança seus livros “Cartas de Evita que Perón não leu” e “Anita.G.com”, no stand do escritor. Das 21h às 22h acontecem, novamente, os relatos de experiências pedagógicas, científicas e literárias, em sete espaços.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Durante todos os dias da Festa Literária, permanecerá em exposição no hall da Escola Técnica a mostra fotográfica “Bacia dos Bichos – um retorno à natureza”, dos fotógrafos Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi. As imagens, capturadas em incursões realizadas durante os anos de 2015 e 2016, na Bacia do Rio Paraná, têm como objetivo documentar a fauna local para, assim, a partir da diversidade exibida, despertar na população cuidados com o meio ambiente. A dupla, na quinta-feira (22), das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, ainda realiza workshops sobre o assunto, em que irá apresentar os desafios da expedição e compartilhar conhecimentos fotográficos.

– See more at: http://www.cianorte.pr.gov.br/noticias/prefeitura-de-cianorte-divulga-a-programacao-da-2a-flicia/#sthash.96xPfxrL.dpuf

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *