Tribuna Livre da Câmara de Cianorte recebeu o chefe da Reserva Biológica das Perobas

Assessoria Na sessão ordinária da segunda-feira, 6, a tribuna livre da Câmara dos Vereadores de Cianorte foi ocupada pelo Chefe da Reserva Biológica das Perobas, o Analista Ambiental Antônio Guilherme Cândido. O presidente Wilson Peres Pedrão (Republicanos) convidou o representante do ICMBio para fazer uso da palavra, por meio do Requerimento nº 019/2023, para discorrer […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Tribuna Livre da Câmara de Cianorte recebeu o chefe da Reserva Biológica das Perobas

Assessoria

Na sessão ordinária da segunda-feira, 6, a tribuna livre da Câmara dos Vereadores de Cianorte foi ocupada pelo Chefe da Reserva Biológica das Perobas, o Analista Ambiental Antônio Guilherme Cândido. O presidente Wilson Peres Pedrão (Republicanos) convidou o representante do ICMBio para fazer uso da palavra, por meio do Requerimento nº 019/2023, para discorrer sobre as atividades da reserva. O biólogo fez sua apresentação e também respondeu perguntas dos vereadores.

Antônio Guilherme é servidor do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão do Ministério do Meio Ambiente, que faz a gestão, fiscalização, monitoração e proteção das unidades de conservação federais. A Reserva Biológica das Perobas é uma destas unidades de conservação, situada entre os municípios de Cianorte e Tuneiras do Oeste. Conforme o chefe da unidade, o local tem uma área de 8.716 hectares de Mata Atlântica e é a maior floresta do norte e noroeste do Paraná. Fez também um alerta, que as pessoas confundem a Reserva das Perobas com a Trilha das Perobas, que é um trecho do Parque Municipal Cinturão Verde, situado na área urbana de Cianorte.

A Reserva Biológica das Perobas fica afastada da área urbana e foi criada no ano de 2006 com o objetivo de proteção do ecossistema, pesquisa e educação ambiental. Antônio Guilherme apresentou fotos e vídeos dos animais encontrados na reserva, como uma família de onças-pardas, antas, queixadas, urubu-rei. Sobre a cidade de Cianorte, ele demonstrou pelo mapa que possui uma área de 9,09% de mata nativa: área do município 81.074 hectares; área de florestas 7.372 hectares. Em relação à Reserva das Perobas, 20% do seu território fica em Cianorte e os 80% restantes em Tuneiras do Oeste.

Em relação ao ICMS Ecológico, Antônio Guilherme apresentou os dados de Cianorte nos últimos cinco anos. Devido às áreas de conservação no município de 2018 a 2022 foram gerados créditos no valor de R$ 14.447.095,45, dos quais 37,6% foram oriundos da Reserva das Perobas. Conforme o Acordo de Cooperação, o município de Cianorte retornar 4,5% deste valor arrecadado para a Reserva, a fim de garantir a manutenção da área e assim, aumentar a nota de avaliação do local e ampliar o retorno do ICMS Ecológico para Cianorte. Tuneiras do Oeste também possui um acordo com repasse de 16% do valor arrecadado.

Por fim, Antônio Guilherme, chefe da reserva deixou o contato para agendamento de visitas guiadas e também o perfil no Instagram @reservabiologica.perobas, para que as pessoas possam conhecer a unidade de conservação. Os vereadores também foram convidados para realizar uma visita à Reserva Biológica das Perobas.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *