Colégio Sesi de Cianorte apresentou projeto na Tribuna Livre da Câmara Municipal
Assessoria A tribuna livre da Câmara dos Vereadores de Cianorte foi ocupada pela professora-orientadora Nayara de Souza Mendes e o ex-aluno Bruno Carlos Comar, na sessão ordinária da segunda-feira, 13. O presidente Wilson Peres Pedrão (Republicanos) convidou inicialmente a professora Nayara para uso da tribuna, conforme o Requerimento nº 023/2023, de autoria da vereadora Professora […]
Assessoria
A tribuna livre da Câmara dos Vereadores de Cianorte foi ocupada pela professora-orientadora Nayara de Souza Mendes e o ex-aluno Bruno Carlos Comar, na sessão ordinária da segunda-feira, 13. O presidente Wilson Peres Pedrão (Republicanos) convidou inicialmente a professora Nayara para uso da tribuna, conforme o Requerimento nº 023/2023, de autoria da vereadora Professora Neuza Casassa, para falar sobre a participação dos alunos do Colégio SESI da Indústria de Cianorte no “Desafio Liga Jovem” do Sebrae, onde se classificaram para a semifinal com o projeto “Vai-Q-Quebra”.
A professora Nayara Mendes é a orientadora da Equipe Majoris, formada pelos alunos e egressos André Sanches Souto, Letícia Vitória da Silva Gonçalves Vieira, Bruno Carlos Comar, Caroline Eduarda Domingos da Silva e Marcia Turetti Peruci. A equipe surgiu através de uma atividade interdisciplinar chamada “Shark Tank”, mesmo nome de um famoso reality de startups, que tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolverem soluções para a comunidade. Em 2022, três equipes do colégio participaram do SRI Festival, promovido pelo Sebrae-PR em parceria com a Prefeitura de Cianorte, nesse evento nasceu a equipe e o embrião do projeto “Vai Q-Quebra”.
A partir desse evento, a equipe foi inscrita no “Desafio Liga Jovem”, onde concorreu com mais de 600 projetos de todo o Brasil e se classificou entre os 100 projetos que participarão das semifinais em São Paulo de 20 a 25 de março, apenas três projetos do estado do Paraná foram classificados. Dentre os semifinalistas, as seis melhores escolhidas ganharão uma viagem para Madri, capital da Espanha, para conhecer um centro de inovação e ter vivência de empreendedorismo a nível internacional.
Em seguida, a professora Nayara convidou o egresso Bruno Carlos Comar para falar como é o trabalho de desenvolvimento e como funciona a plataforma “Vai Q-Quebra”. O projeto é um delivery voltado para a compra e venda de peças agrícolas, de maneira análoga, parecido como os aplicativos de pedido de refeição. A ideia surgiu da vivência da aluna Letícia, pois seu pai trabalha com a vença de peças e constatou que há uma dificuldade de comunicação quando algum maquinário tem problema durante o trabalho no agronegócio e precisa de uma reposição com urgência. Às vezes, há algum problema fora do horário comercial ou no fim de semana, ter que trazer a peça de uma outra cidade, então essa comunicação entre produtor e vendedor precisava ser facilitada, para evitar atrasos no plantio e colheita.
Assim, o projeto “Vai Q-Quebra” pretende ser um aplicativo de marketplace para o agronegócio, que é um setor importante para o município de Cianorte. Por fim, o ex-aluno convidou a todos os vereadores e ouvintes para seguir o desenvolvimento do projeto nas redes sociais, por meio dos perfis no Instragram @equipe_majoris e @sesicianorte. Os vereadores parabenizaram a professora e os alunos pelo desenvolvimento do projeto e demonstraram sua torcida para que possam trazer um excelente resultado para a cidade de Cianorte.