Kit Verde enriquece alimentação de famílias cianortenses
Assessoria Com publicação mensal, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que instrui a população, o Cianorte Mais Saudável, apresenta em março um projeto que tem melhorado a qualidade da alimentação das famílias com impossibilidade de arcar por conta própria as suas necessidades básicas. O “Kit Verde” é fruto da parceria firmada […]
Assessoria
Com publicação mensal, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que instrui a população, o Cianorte Mais Saudável, apresenta em março um projeto que tem melhorado a qualidade da alimentação das famílias com impossibilidade de arcar por conta própria as suas necessidades básicas. O “Kit Verde” é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB-PR).
O projeto funciona da seguinte maneira: a SEAB adquire gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, por meio do Compra Direta. Os produtos são entregues frescos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II e Unidades de Atendimento em Vidigal e São Lourenço) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e são distribuídos em kits às famílias atendidas e ou acompanhadas nos serviços, após avaliação da equipe técnica de cada unidade. Entre os itens ofertados estão verduras, legumes, frutas, panificados, doces caseiros e grãos, como arroz, feijão e farinha. Todos recebidos direto dos pequenos produtores.
Inicialmente, o programa surgiu de uma demanda emergencial, em decorrência da pandemia de Covid-19 e, na sequência, passou a funcionar ininterruptamente. Em 2021, foram 1.130 kits distribuídos. Em 2022, 2.238. E em 2023, nos dois primeiros meses, 427 kits já foram entregues.
“Tratam-se de produtos de qualidade que vem enriquecendo a alimentação das famílias cianortenses, por meio dos atendimentos realizados por nossos técnicos. A iniciativa também beneficia os agricultores familiares, agregando maior valor aos produtos e garantindo a venda da produção”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist.