Gilmar Célio, diretor do FUNDHOSPAR participou da Tribuna Livre

Assessoria  A tribuna livre da Câmara de Vereadores de Cianorte contou com a presença do diretor-geral da Fundação Hospitalar do Paraná (FUNDHOSPAR/Santa Casa), Gilmar Célio, em atendimento ao Requerimento nº 120/2023, de autoria do vereador Vantuir da Silva “Tuika” (PV). O diretor foi convidado pelo presidente do Poder Legislativo, Wilson Pedrão (Republicanos) para fazer uso […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Gilmar Célio, diretor do FUNDHOSPAR participou da Tribuna Livre

Assessoria 

A tribuna livre da Câmara de Vereadores de Cianorte contou com a presença do diretor-geral da Fundação Hospitalar do Paraná (FUNDHOSPAR/Santa Casa), Gilmar Célio, em atendimento ao Requerimento nº 120/2023, de autoria do vereador Vantuir da Silva “Tuika” (PV). O diretor foi convidado pelo presidente do Poder Legislativo, Wilson Pedrão (Republicanos) para fazer uso da palavra e dividiu a fala com o médico da entidade, Inácio Emanuel Gagliardi.

O uso da tribuna se deu na metade final da sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, 10, outros representantes da FUNDHOSPAR, acompanharam no plenário a participação do diretor Gilmar Célio. Diferente de outras participações na tribuna livre, Gilmar e Inácio, não trouxeram nenhuma apresentação demonstrativa, nem fizeram uma explanação prévia, eles atenderam prontamente aos vereadores, respondendo seus questionamentos.

O convite foi realizado para tratarem sobre o atendimento prestado pela FUNDHOSPAR aos munícipes de Cianorte e região, por serem um polo regionalizado de serviços de saúde. Na pauta das perguntas realizadas pelos representantes do Legislativo Municipal, o fluxo de atendimento foi um dos pontos principais. Assim, o diretor Gilmar Célio e o médico Inácio Gagliardi explanaram as diferenças de fluxo de atendimento entre a Santa Casa, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e as UBS (Unidades Básicas de Saúde), sendo que estas últimas são as portas de entrada do sistema público de saúde.

A FUNDHOSPAR recebe os pacientes que são encaminhados pelos outros serviços, não faz o primeiro atendimento, somente em casos de urgência que os pacientes são levados diretamente ao hospital. Além disso, o diretor explicou que o SAMU Noroeste tem a central em Umuarama, assim os chamados são direcionados para a unidade central e depois repassados para a unidade de Cianorte fazer o atendimento. Os vereadores puderam dirimir diversas dúvidas sobre esses fluxos do atendimento em serviços de saúde com as explicações prestadas pelo diretor Gilmar Célio e o médico Inácio Gagliardi, que se colocaram à disposição dos edis para quaisquer dúvidas sobre a FUNDHOSPAR e até mesmo para que façam uma visita à entidade.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *