Bombeiros atendem a mais de 20 focos de incêndio em vegetação no último mês
Tribuna de Cianorte com Agência Estadual – Foto: Assessoria Cianorte apresenta um aumento alarmante nos casos de incêndios em vegetação. Segundo dados do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Cianorte (8º SGBI), somente no mês de maio deste ano, foram atendidas 23 ocorrências desse tipo, em comparação com apenas quatro registros no mesmo período do […]
Tribuna de Cianorte com Agência Estadual – Foto: Assessoria
Cianorte apresenta um aumento alarmante nos casos de incêndios em vegetação. Segundo dados do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Cianorte (8º SGBI), somente no mês de maio deste ano, foram atendidas 23 ocorrências desse tipo, em comparação com apenas quatro registros no mesmo período do ano passado. Apesar do alerta, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente , esse ano não houve nenhum registro de incêndio que afetasse a área do Parque Cinturão Verde.
Com a chegada do período mais seco do ano, o Governo do Estado anunciou o lançamento da Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2023. A campanha, que englobará ações educativas e operacionais, tem início nessa época do ano por ser o período com maior incidência de incêndios, devido à vegetação mais seca, baixa umidade do ar e estiagem. Essas condições favorecem a propagação das chamas, especialmente nos dias subsequentes à ocorrência de geadas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no ano de 2022, com um período inverso mais chuvoso, foram atendidos 4.693 casos de incêndios florestais no estado do Paraná. Já em 2021, durante a crise hídrica, o número de atendimentos ultrapassou os 10 mil.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre as consequências devastadoras dos incêndios florestais para a natureza e para a comunidade, a Campanha de Prevenção e Combate deste ano destaca a importância do tempo e da responsabilidade individual. O slogan “Não temos tempo a perder. Precisamos evitar os incêndios florestais agora” enfatiza que a responsabilidade é compartilhada por todos, pois o planeta Terra é um só.
CRIME
A cada 10 incêndios florestais, nove são causados por alguma irresponsabilidade humana. Causar incêndios, mesmo que sem querer, é considerado crime e o infrator pode ser penalizado com reclusão de dois a quatro anos e multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do número de hectares afetados pelo fogo e dos danos causados à fauna e à flora.
Atear fogo para limpar a vegetação, jogar lixo na beira de rodovias, acender fogueiras perto das árvores, fumar próximo a plantações e soltar balões são algumas das ações que podem dar início aos incêndios. Ao avistar um foco de incêndio a orientação é de nunca tentar combater o fogo sozinho e acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193.