Além disso, essa é a primeira vez que Leide tem programação regional na televisão de casa, já que a antiga parabólica não recebia o sinal dos canais locais, do Paraná.
TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil
Assessoria de Imprensa – Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O […]
– Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.
Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão. A aposentada Leide, 72 anos, que mora em Cafelândia, no Paraná, é o exemplo perfeito do que as pesquisas mostram. Para ela, que assiste a todo tipo de programação, a TV é uma companhia. Ela e o marido, também aposentado, tinham a antena parabólica tradicional há cerca de 13 anos.
Para não ficar sem acompanhar os programas que tanto gosta, como as novelas e telejornais, dona Leide teve sua nova parabólica digital instalada recentemente, já que o sinal da parabólica tradicional está prestes a ser desativado. Segundo ela, a antena convencional que tinha em casa já estava com sinal fraco, apresentando indícios de mau funcionamento, como os chuviscos na tela em diversos canais.
Após ficar sabendo que era preciso trocar a parabólica para não perder o sinal, a aposentada realizou o cadastro na Siga Antenado para receber a instalação gratuita do kit digital. Para ela, a experiência de assistir TV ficou ainda melhor com o novo equipamento. “Agora, a imagem está melhor e temos mais canais. Consigo até assistir às missas, que gosto de acompanhar.”, relata.