Grupo de patinação D’Cia Inline utiliza a Tribuna Livre
Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), conforme requerimento 169/2018, de autoria do vereador Natal Reis, utilizaram a tribuna livre os instrutores de patinação Inline de Cianorte, Romini Leite Santos e Nilton Mártir da Silva (Tom Brayan), a fim de explicarem sobre a prática da modalidade na cidade, que só cresce nos últimos anos. No Brasil […]
Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), conforme requerimento 169/2018, de autoria do vereador Natal Reis, utilizaram a tribuna livre os instrutores de patinação Inline de Cianorte, Romini Leite Santos e Nilton Mártir da Silva (Tom Brayan), a fim de explicarem sobre a prática da modalidade na cidade, que só cresce nos últimos anos. No Brasil existem 24 instrutores que possuem o Certificado de Patinação Inline (ICP), sendo quatro no Estado do Paraná e desses dois em Cianorte.
O grupo de patinação D’Cia Inline, segundo Romini, surgiu há seis anos atrás com sete integrantes, patinando pela rua, por hobby. Atualmente, o grupo conta com mais de 200 integrantes entre crianças e adultos. Segundo ela, quem vê acha que é difícil, mas não é, basta, apenas, ter a base correta. “Devido ao crescimento da prática da modalidade na cidade, ser um esporte abrangente e a dificuldade de ensinar os iniciantes, resolvemos fazer o curso para certificação em São Paulo, a fim de poder instruir melhor os iniciantes com as técnicas corretas”, explica.
Sobre o Primeiro Encontro de Patinadores de Cianorte, realizado no último domingo, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, a organizadora afirma que foi um sucesso. “Solicitamos aos participantes que trouxessem 1 kg de alimento ou um pacote de fraldas geriátricas, com objetivo de realizarmos uma ação beneficente. Ao todo, arrecadamos 156 kg de alimentos e 15 pacotes de fraldas, que serão doadas ao Recanto dos Velhinhos”- esclarece Romini – ressaltando que o objetivo do evento não é pessoal, mas, sim, em favor da comunidade.
Assim, com a excelente repercussão do primeiro encontro regional, inclusive com a presença de adeptos de Maringá, Londrina e Umuarama, os instrutores querem organizar, em breve, competições na cidade. “Estamos com o projeto pronto. O Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori é o local ideal para a prática, pois é coberto e tem o piso adequado. Para a disputa de um dia, os atletas de outras cidades não cobram para vir, apenas, precisam de: passagem aérea, estadia e alimentação. Portanto, contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que sempre nos ajuda, bem como das autoridades locais”, pontua.
No fim, o presidente do Legislativo Municipal, Dirceu Manfrinato, ressalta a importância da prática esportiva para o município. “Quando o grupo se transformar em associação, a Câmara Municipal ficará à disposição para aprovar Projeto de Lei, que a torne de utilidade pública, bem como encaminhar, a nível estadual, à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), para, assim, ser declarada de utilidade pública estadual”, orienta o presidente.
Como participar
De acordo com o instrutor de patinação Inline de Cianorte, Nilton Mártir da Silva (Tom Brayan), por ser um esporte diferente e abrangente pode participar qualquer pessoa. “Podem participar pessoas de 4 a 80 anos, inclusive existe um competidor profissional de São Paulo com 80 anos. Basta usar um kit de proteção. Para mais informações, as pessoas podem entrar em contato conosco pela página do facebook D’Cia Inline”, ressalta.
As práticas ocorrem três espaços cedidos pela Prefeitura Municipal. No Ginásio de Esporte João Bola, ocorrem às segundas, das 20h às 22h, às quartas das 21h às 22h e às sextas-feiras das 19h às 20h. No Colégio Estadual Castro Alves, o grupo se reúne aos sábados e domingos, às 15h30. E por fim, quando não há eventos, o grupo patina no Centro de Eventos, domingo, na parte da tarde.