Estudantes das escolas municipais passam por Avaliação Diagnóstica

Assessoria Em Cianorte, entre os dias 04 e 14 de março, as turmas do 1º ao 5º ano das 15 escolas da Rede Municipal de Ensino recebem a aplicação da primeira Avaliação Diagnóstica do ano letivo de 2024. Neste período, os alunos realizam atividades em Língua Portuguesa e Matemática, que visam fornecer uma identificação precisa […]

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Em Cianorte, entre os dias 04 e 14 de março, as turmas do 1º ao 5º ano das 15 escolas da Rede Municipal de Ensino recebem a aplicação da primeira Avaliação Diagnóstica do ano letivo de 2024. Neste período, os alunos realizam atividades em Língua Portuguesa e Matemática, que visam fornecer uma identificação precisa do estado atual de aprendizagem de cada criança.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, “a Avaliação Diagnóstica é uma ferramenta que abrange os conteúdos básicos do ano anterior, com foco nos processos de ensino e aprendizagem e não na indicação de notas ou classificações, permitindo que os professores e gestores escolares identifiquem além do nível de conhecimento dos estudantes, as suas limitações, aptidões, conceitos e habilidades já dominadas ou não”.

A partir dessas informações, a Coordenadoria Pedagógica Municipal caracteriza as etapas de aprendizagem em que os alunos estão posicionados, verificando se há conteúdos básicos que necessitam ser retomados em cada turma e, assim, orienta o planejamento e a prática dos professores.

“Dessa forma, a primeira Avaliação Diagnóstica contribui para que os estudantes sejam atendidos de maneira mais eficaz e inclusiva ao longo de 2024, promovendo a melhoria contínua da qualidade da educação”, garantiu a secretária. A segunda análise está prevista para o final do ano letivo.

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