Com estoque de sangue em situação crítica, Hemepar reforça pedido de doações

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: AEN O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Cianorte pede ajuda aos moradores da cidade e região para reforçar o estoque de bolsas de sangue. Por meio das redes sociais, o Hemepar divulgou que a situação é crítica e precisa de doações imediatas do tipo […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Com estoque de sangue em situação crítica, Hemepar reforça pedido de doações

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: AEN

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Cianorte pede ajuda aos moradores da cidade e região para reforçar o estoque de bolsas de sangue. Por meio das redes sociais, o Hemepar divulgou que a situação é crítica e precisa de doações imediatas do tipo A-, B-, O- e O+. Já os doadores das outras tipagens sanguíneas A+, B+, AB+ e AB- podem programar para doar a partir de 10 dias porque a quantidade ainda é estável.

O agendamento deve ser feito por meio do WhatsApp (44) 3631-6292 (clique aqui). Após marcar, basta comparecer no Hemepar de Cianorte, levando documento com foto, na data e horário previstos. A unidade está localizada na Avenida Santa Catarina, 432, no Centro da cidade. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h de segunda a sexta e das 13h30 às 16h de segunda a quinta.

Como e quem pode doar

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos completos, pesar no mínimo 51 kg e ter boas condições de saúde. No momento da doação, o voluntário precisa estar descansado, alimentado e hidratado, sem ter consumido alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a adoção.

Os homens podem doar a cada dois meses, ou seja, quatro vezes ao ano, enquanto as mulheres podem doar a cada três meses, ou seja, três vezes ao ano. Depois da coleta, o sangue é fracionado e é feito o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *