Procon de Cianorte alerta beneficiários do INSS sobre descontos não autorizados
Assessoria Diante da repercussão nacional quanto aos descontos não autorizados junto aos salários dos beneficiários do INSS, o Procon de Cianorte, em colaboração com o Procon/PR, está orientando os segurados a verificarem seus extratos de pagamento. A recomendação é que todos examinem seus holerites ou contracheques para identificar quaisquer valores descontados sem sua permissão. Para […]

Assessoria
Diante da repercussão nacional quanto aos descontos não autorizados junto aos salários dos beneficiários do INSS, o Procon de Cianorte, em colaboração com o Procon/PR, está orientando os segurados a verificarem seus extratos de pagamento. A recomendação é que todos examinem seus holerites ou contracheques para identificar quaisquer valores descontados sem sua permissão.
Para realizar essa verificação, o Procon de Cianorte sugere as seguintes formas: quem possui acesso à internet e senha do Meu INSS pode consultar o extrato no site ou aplicativo e, em caso de cobrança indevida, solicitar a exclusão na seção “Mais Serviços/Mensalidade Associativa”. Quem não tem acesso online pode agendar atendimento presencial no INSS pelo telefone 135 ou comparecer à agência local para solicitar a impressão do Histórico de Créditos, que detalha todos os descontos.
O diretor, William Martinez Batista, enfatiza a importância dessa ação para interromper descontos não autorizados. “Algumas dicas de proteção são bloquear o benefício para empréstimos/descontos no INSS (liberando apenas quando necessário); lembrar que empréstimos devem ser autorizados por escrito ou eletronicamente (sendo proibida a contratação por telefone, conforme a Lei Estadual nº 22.130/2024); proteger a senha do Gov.br; desconfiar de ofertas de dinheiro fácil por telefone; ler atentamente os contratos; e conversar com outros aposentados e auxiliar familiares e amigos na verificação de seus benefícios”, destacou.
Caso seja identificado algum desconto indevido de associações, confederações, sindicatos ou seguradoras, o Procon orienta a procurar o órgão para solicitar o cancelamento e o estorno dos valores cobrados indevidamente. O atendimento presencial pode ser agendado pelos telefones 3631.3044, 3637.2840 ou 3629.3022. O órgão está localizado na Av. Furquim de Castro, 503, Salas 01/02, Zona 01.