Emissão da CNH digital passa a ser obrigatória em todo o país
A partir desta segunda-feira (2), a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital passou a ser obrigatória em todas os Departamentos de Trânsito (Detrans) do país, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Na prática, motoristas que emitiram a CNH a partir de 2017 podem solicitar o documento digital. Quem tem a habilitação antiga, pode […]
A partir desta segunda-feira (2), a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital passou a ser obrigatória em todas os Departamentos de Trânsito (Detrans) do país, segundo o Conselho Nacional de Justiça.
Na prática, motoristas que emitiram a CNH a partir de 2017 podem solicitar o documento digital. Quem tem a habilitação antiga, pode solicitar a segunda via ou aguardar a próxima para pedir também a versão digital.
A CNH-e não é obrigatória aos motoristas, mas serve para substituir o documento físico em caso de esquecimento da carteira em casa. A versão impressa continuará sendo emitida.
No Paraná, o documento já é emitido pelo Detran desde fevereiro de 2017.
Passo a passo para solicitar a CNH-e:
- Atualizar o cadastro no Detran, informando e-mail e telefone.
- Acessar o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro.
- Ainda no Portal de Serviços do Denatran, abrir o menu “CNH Digital” e clicar em “Ativação” para receber o e-mail com o código de autenticação.
- Baixar o aplicativo “CNH Digital” no celular. O primeiro acesso será com o código de autenticação, depois será possível gerar uma nova senha com quatro dígitos.
- Certificação digital: quem tiver um certificado digital, como o e-CPF, não precisa comparecer a uma unidade de atendimento do Detran para a atualização de dados e pode fazer a solicitação diretamente no portal do Denatran, seguindo as etapas a partir do passo 2.
FONTE: MASSA NEWS