Governo do Paraná nomeia novos professores após dez anos sem contratações

Fonte/Foto: AEN O Governo do Paraná anunciou a nomeação de 988 professores aprovados no concurso público para o Quadro Próprio do Magistério (QPM), realizado em 2023. A medida foi oficializada pelo decreto 10.284/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Esses educadores passaram por exames médicos e, nos próximos dias, devem assinar o termo de posse. […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Governo do Paraná nomeia novos professores após dez anos sem contratações

Fonte/Foto: AEN

O Governo do Paraná anunciou a nomeação de 988 professores aprovados no concurso público para o Quadro Próprio do Magistério (QPM), realizado em 2023. A medida foi oficializada pelo decreto 10.284/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Esses educadores passaram por exames médicos e, nos próximos dias, devem assinar o termo de posse. A expectativa é que iniciem suas atividades nas escolas estaduais já no segundo semestre letivo de 2025.

Com essa convocação, o número de professores efetivados nos últimos anos ultrapassa 4,5 mil em todo o Paraná. O reforço no quadro docente integra o esforço do Estado para fortalecer a rede pública de ensino, após uma década sem concursos voltados à categoria.

“Estamos muito felizes em realizar mais este chamamento, após o primeiro concurso público para o magistério em dez anos. São milhares de novos docentes e pedagogos contribuindo com a educação dos cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual”, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.

Os novos profissionais serão distribuídos entre os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), atuando em diferentes disciplinas e níveis de ensino. O objetivo é garantir a presença de professores efetivos em todas as regiões do estado.

Segundo a Secretaria da Educação, mais de 3,4 mil educadores já estão em exercício, considerando as convocações realizadas desde o início do processo e eventuais desistências. A meta do governo é garantir mais estabilidade e qualidade ao ensino público paranaense com a contratação permanente desses profissionais.

O concurso de 2023 marca um novo ciclo para a educação estadual, com iniciativas voltadas à inclusão e inovação, como os programas Alfabetiza Paraná e as aulas de Robótica. Os detalhes sobre as próximas etapas do processo e os respectivos editais estão disponíveis AQUI.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *