Polícia Científica em Cianorte: Governo entrega projeto da nova unidade
Fim da dependência vizinha: Governo entrega projeto final para construção da Polícia Científica em Cianorte Nova unidade vai agilizar perícias criminais e serviços de IML na cidade, acabando com a longa espera por deslocamentos para outros municípios; obra é tratada como prioridade para a segurança regional. Por Redação ABG Notícias Cianorte, PR Cianorte deu, nesta […]
Fim da dependência vizinha: Governo entrega projeto final para construção da Polícia Científica em Cianorte
Nova unidade vai agilizar perícias criminais e serviços de IML na cidade, acabando com a longa espera por deslocamentos para outros municípios; obra é tratada como prioridade para a segurança regional.
Por Redação ABG Notícias Cianorte, PR
Cianorte deu, nesta semana, o passo definitivo para conquistar sua independência na área de perícia criminal. O Governo do Estado entregou oficialmente o projeto arquitetônico e de engenharia para a construção da sede própria da Polícia Científica no município. A medida coloca a “Capital do Vestuário” no mapa estratégico da segurança pública do Paraná e atende a uma demanda de décadas da população e das forças policiais locais.
A entrega do projeto é o sinal verde que faltava para o início dos trâmites de licitação e obras. Até então, para muitos procedimentos complexos — desde a liberação de corpos pelo Instituto Médico Legal (IML) até perícias de balística e locais de crime — Cianorte dependia do deslocamento de equipes de cidades vizinhas, o que muitas vezes atrasava investigações e aumentava o sofrimento de famílias em momentos de luto.
O “CSI” Cianortense
Com a nova estrutura, a cidade terá capacidade técnica para realizar, “em casa”, exames fundamentais para a elucidação de crimes. A Polícia Científica é o braço da segurança responsável por produzir a prova técnica: é lá que a ciência encontra a justiça.
A futura unidade deve abrigar:
-
Instituto de Criminalística: Para análise de drogas, armas e locais de crime.
-
Instituto Médico Legal (IML): Para exames de necropsia e de corpo de delito.
“Essa obra não é apenas tijolo e cimento, é dignidade e agilidade. Teremos uma resposta muito mais rápida na solução de crimes e um atendimento mais humano para a população de Cianorte e região,” avaliam autoridades ligadas à segurança pública.
Investimento Estadual
A inclusão de Cianorte no pacote de obras do Estado reflete o crescimento populacional e econômico da cidade. O projeto segue padrões modernos de arquitetura hospitalar e forense, garantindo segurança biológica e equipamentos de ponta para os peritos.
Agora, com o projeto em mãos, a expectativa se volta para o anúncio da data de licitação, que deve ocorrer nos próximos meses, consolidando 2025 como o ano da virada na infraestrutura de segurança local.
