Candidatos começam oficialmente a corrida na busca pelo voto
O prazo para partidos e coligações apresentarem os pedidos de registro das candidaturas terminou na quarta-feira (15). No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 13 candidatos que tiveram os nomes aprovados em convenções partidárias apresentaram os pedidos, pleiteando o cargo de presidente de república. São eles: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), […]
O prazo para partidos e coligações apresentarem os pedidos de registro das candidaturas terminou na quarta-feira (15). No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 13 candidatos que tiveram os nomes aprovados em convenções partidárias apresentaram os pedidos, pleiteando o cargo de presidente de república.
São eles: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), João Vicente Goulart (PPL), José Maria Eymael (DC), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Marina Silva (Rede) e Vera Lúcia (PSTU).
Lula
Ao todo, as convenções confirmaram 14 candidaturas, mas Manuela D’Ávila (PCdoB) deve desistir para concorrer como candidata a vice na chapa encabeçada pelo PT, reduzindo o número de candidatos a 13.
A candidatura de Lula, porém, pode gerar questionamentos na Justiça porque, além de estar preso, o ex-presidente se encaixa nos critérios da Lei da Ficha Limpa, segundo a qual fica inelegível quem for condenado por órgão colegiado da Justiça.
O PT já anunciou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como vice de Lula, mas o partido trabalha nos bastidores com a chapa Haddad e Manuela D’Ávila.
Impugnação
Passados cinco dias da publicação do edital, candidatos, partidos, coligações ou o Ministério Público Eleitoral podem entrar com pedido para impugnar (questionar) os registros.
O TSE tem prazo até 17 de setembro para fazer a análise inicial dos registros. Depois, ainda será possível analisar recursos. Qualquer decisão que for tomada permite recurso ao tribunal e ao Supremo Tribunal Federal.
Paraná
No Paraná, os registros ainda estão sendo divulgados pelo TRE-PR. Segundo Sergio Furlan, chefe de cartório eleitoral em Umuarama, nem todos os candidatos foram colocados em exposição no site oficial. Até o final da tarde desta quinta-feira, por exemplo, apenas 20 candidatos ao cargo de deputado estadual haviam sido divulgados.
“Na medida em que os registros são processados, os candidatos vão sendo inseridos no sistema”, explica Furlan, lembrando que o prazo para a divulgação oficial através do site se encerra no próximo sábado (18) e, a partir da publicação do edital é iniciado o prazo para impugnação.
Propaganda
A partir desta quinta (16) estará permitida a realização de propaganda eleitoral em comício, carreata, distribuição de material impresso e propaganda na internet, desde que não paga, como sites próprios.
No rádio e na TV, a propaganda só começa dia 31 de agosto, após elaboração de plano de mídia por parte dos partidos, Justiça Eleitoral e emissoras de TV.
(Colaboração – G1)