PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA TÊM CAPACITAÇÃO SOBRE CONSULTAS ESPECIALIZADAS
Os médicos e enfermeiros que atuam nas 17 equipes das 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte participaram, na última sexta-feira (1º), de uma capacitação com o tema “Regulação de Consultas de Atenção Básica para a Atenção Especializada”. A ocasião foi coordenada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de respaldar […]
Os médicos e enfermeiros que atuam nas 17 equipes das 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte participaram, na última sexta-feira (1º), de uma capacitação com o tema “Regulação de Consultas de Atenção Básica para a Atenção Especializada”. A ocasião foi coordenada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de respaldar os profissionais para o processo de referenciamento de usuários para serviços especializados, bem como contribuir com o protocolo de encaminhamento e, consequentemente, proporcionar mais agilidade e maximizar o aproveitamento de recursos.
“A regulação da assistência em saúde tem a função primordial de ordenar o acesso às ações e aos serviços, em especial, a alocação prioritária de consultas médicas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos aos pacientes com maior risco, necessidade e/ou indicação clínica, em tempo oportuno”, destacou o enfermeiro auditor, Thiago Henrique de Oliveira. Segundo o médico autorizador, Rafael Cabrera Correia, “a medida corresponde a uma política exitosa do Ministério da Saúde que, agora, está sendo implantada em nível municipal, para auxiliar os profissionais solicitantes”. Para isso, foi apresentada, pela supervisora do Processamento de Dados e Informações em Saúde, Maria do Carmo Ruiz Gamom, a ferramenta do sistema interface utilizado nas UBSs que irá gerenciar os encaminhamentos para os especialistas.
Fonte: Assessoria de Comunicação