PREFEITURA COMEÇA A IMPLANTAR SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DE VEÍCULOS

Reduzir o número de acidentes no trânsito urbano e as consequentes mortes, e ainda ajudar na segurança pública. Com estes objetivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Diretoria de Trânsito, já começou a instalar o sistema de fiscalização eletrônica de veículos. O anúncio oficial foi feito durante um encontro realizado […]

  • COMPARTILHE:
Imagem PREFEITURA COMEÇA A IMPLANTAR SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DE VEÍCULOS

Reduzir o número de acidentes no trânsito urbano e as consequentes mortes, e ainda ajudar na segurança pública. Com estes objetivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Diretoria de Trânsito, já começou a instalar o sistema de fiscalização eletrônica de veículos. O anúncio oficial foi feito durante um encontro realizado no auditório do Paço Municipal, na manhã dessa quinta-feira (13), e reuniu autoridades civis e militares, representantes de clubes de serviço, entidades e a imprensa.

Na oportunidade, o representante da empresa vencedora da licitação apresentou particularidades sobre o funcionamento dos dispositivos. Na primeira etapa, o sistema será implantado em 10 cruzamentos semaforizados, com 20 faixas de rolamento, e contará com três câmeras, sendo uma frontal, uma traseira, e uma com zoom, para a captura da placa dos veículos. Os equipamentos registrarão as infrações de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres, e também estão habilitados com o Sistema de Reconhecimento de Caracteres (OCR), possibilitando a identificação de veículos furtados ou roubados.

“A cidade de Cianorte conta, atualmente, com uma frota de quase 60 mil veículos, e são frequentes os acidentes, principalmente por motoristas que avançam o sinal vermelho. As colisões ocorrem porque muitos condutores não aguardam o sinal verde e cruzam antes mesmo de apagar o sinal vermelho, e outros, tentam passar quando está finalizando o sinal verde. Mas, para o bem comum de todos, isso precisa mudar”, destacou a diretora de Trânsito, Jennifer Cadan Kühl. Nesse sentido, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Magron Junior, elencou os fatores que levaram à escolha dos pontos a serem instalados. “Foi realizado um estudo sobre a quantidade de acidentes de cada local, o número de avanços em sinal vermelho, contabilizados por agentes municipais, e os semáforos instalados nas saídas da cidade. Escolhemos este sistema porque ele torna mais transparente a infração, não multa de forma injusta e requer um investimento com menor custo. O horário previsto para funcionamento será das 06h às 22h”, finalizou o secretário.

“Temos a convicção de que a instalação dos dispositivos irá reduzir drasticamente o número de mortes por acidente em nosso trânsito. O sistema prevê a instalação de equipamentos na sede da Polícia Militar, que, em caso de roubos e furtos, terão à disposição as imagens que poderão ajudar na identificação e localização dos autores”, pontuou o prefeito Bongiorno. “É bom ressaltar que, a multa só será gerada, após análise das imagens por uma equipe especializada. Os valores das multas serão investidos, obrigatoriamente, em melhorias no trânsito. É o mesmo sistema implantado nos municípios de Maringá, Sarandi, Umuarama e Paranavaí, permitindo o compartilhamento das informações entre as estruturas”, concluiu.

Saiba quais serão os pontos:

1. Avenida Paraná, cruzamento com a Avenida Maranhão;

2. Avenida Maranhão, cruzamento com a Avenida Amazonas;

3. Avenida América, cruzamento com a Avenida Pará;

4. Avenida Pará, cruzamento com a Avenida América;

5. Avenida América, cruzamento com a Avenida Allan Kardec;

6. Avenida Piauí, cruzamento com a Avenida Amazonas;

7. Avenida Paraíba, cruzamento com a Avenida Amazonas;

8. Avenida Goiás, cruzamento com a Avenida América;

9. Avenida Santa Catarina, cruzamento com a Avenida Goiás;

10. Avenida Edson de Lima Souto, cruzamento com a Avenida São Paulo;

Fonte: Assessoria de Comunicação

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *