Falta de documentação impede funcionamento de unidade móvel de Nova Andradina em Cianorte
A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que, ao passar pela fiscalização de rotina, assim como todo e qualquer estabelecimento ou serviço móvel instalado na cidade, a carreta do Hospital do Câncer de Barretos, oriunda da unidade de Nova Andradina/MS, não apresentou a documentação exigida pela Agência […]
A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que, ao passar pela fiscalização de rotina, assim como todo e qualquer estabelecimento ou serviço móvel instalado na cidade, a carreta do Hospital do Câncer de Barretos, oriunda da unidade de Nova Andradina/MS, não apresentou a documentação exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento, como a licença sanitária vigente, RT dos profissionais médico e enfermeiro habilitados para coleta e laudo, levantamento radiométrico da sala de mamografia, laudo de limpeza e higienização, teste e controle da qualidade de imagem, comprovante de manutenção preventiva anual dos equipamentos, entre outros.
Como se tratam de exames com alto risco de radiação, exigências higiênico-sanitárias e outros cuidados, a Prefeitura entende que a comprovação das devidas condições é essencial para garantir a integridade das mulheres que desejarem se submeter aos serviços. Além disso, a unidade não solicitou e não providenciou, junto aos órgãos municipais competentes, o alvará de funcionamento e a licença de trânsito. O único documento recebido pela Prefeitura, até o final do expediente dessa segunda-feira (28), foi a Licença Sanitária N. 14.435/16 com validade vencida em 31 de dezembro de 2016.
Sendo assim, a Prefeitura de Cianorte ressalta que preza pela saúde da população e apoia as mais diversas campanhas em saúde, além de realizar ações próprias em benefício de públicos específicos, inclusive do feminino. O município não possui demanda reprimida para os exames de preventivo de câncer de colo de útero nas Unidades Básicas de Saúde e nem para as mamografias, que são realizadas pela rede conveniada (Santa Casa e Instituto Mafra) prontamente, sem fila de espera. Dessa forma, a administração municipal orientou os responsáveis pela unidade móvel e se coloca a disposição para que, assim que apresentada a documentação, o funcionamento seja devidamente realizado no município.