Biblioteca Pública Municipal é inaugurada na Avenida Brasil

Com objetivo de agraciar um pioneiro, guardar todo o acervo bibliográfico e objetos históricos e homenagear a cidade na semana que completa 67 anos, foi inaugurada nesta quinta-feira, 30, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Paulo de Moraes Barros Neto, que fica localizada na Avenida Brasil, 605 – Zona 2. O local, que já abrigou a […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Biblioteca Pública Municipal é inaugurada na Avenida Brasil

Com objetivo de agraciar um pioneiro, guardar todo o acervo bibliográfico e objetos históricos e homenagear a cidade na semana que completa 67 anos, foi inaugurada nesta quinta-feira, 30, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Paulo de Moraes Barros Neto, que fica localizada na Avenida Brasil, 605 – Zona 2.

O local, que já abrigou a primeira prefeitura e a sede do Ministério Público local, funciona como biblioteca já há 8 meses e contém diversos livros, fotos e objetos históricos como, por exemplo, ferros de passar roupa e máquinas de escrever antigos, além de diversas relíquias que fazem parte da história de cidade. “Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), poderão ser feitos, apenas, empréstimos do acervo, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h30. Para visitá-la, é necessário agendamento prévio pelo telefone 3619-6360”, disse a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo, acompanhada da secretária de Educação e Cultura, Zilda de Assis, e do chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos.

“Em primeiro lugar, agradeço a todos. O meu avô sempre se dedicou e gostava muito da cidade. É uma justa homenagem, a fim de valorizar a sua trajetória de cidade”, disse emocionado o neto do homenageado, Paulo de Moraes Barros Filho, que representou a família na solenidade.

O presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Silvio Fernandes, o Silvio do Pátio (Podemos) destacou, a importância da família Barros para a cidade e agradeceu aos dez vereadores pela aprovação da Lei 5.115/2020. “Parabenizo todos os vereadores por aprovarem, de forma unânime, o projeto para homenageia o Dr. Paulo. Essa é importante conquista para homenagear a família Barros, a qual ajudou a fundar a cidade que tanto amamos, que ganha de presente um local com um rico acervo”, salienta acompanhado dos vereadores Marcia Pereira, Santina Buzo e Victor Hugo Davanço também presentes.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno (Podemos), na oportunidade, também agradeceu os vereadores. “Agradeço os dez vereadores de Cianorte pela aprovação unânime, bem como ao historiador Fábio Gumiero pela doação do seu acervo, que conta a história da cidade. Apesar do momento difícil, a cidade não pode parar”, pontua acompanhado acompanhando da primeira-dama, Fátima Bongiorno, e do vice-prefeito, Beto Nabhan, que representou o deputado estadual Jonas Guimarães.

A benção ecumênica foi realizada pelo presidente do Conselho dos Ministros Evangélicos de Cianorte (Comec), pastor Jonhy Sandro Ferreira, e pelo responsável pelo Santuário Eucarístico Diocesano (Igreja Matriz), padre Sérgio Carris.

Dr. Paulo de Moraes Barros Neto

Paulo nasceu em 31 de agosto de 1922, em Piracicaba, São Paulo. Desde a fundação de Cianorte, em 26 de julho de 1953, o engenheiro agrônomo estava presente na cidade, inclusive, no churrasco de inauguração da cidade. Foi gerente e diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, no escritório regional de Cianorte. Em 2003, Dr. Paulo recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cianorte. Faleceu em 29 de janeiro de 2018, aos 95 anos.

MATÉRIA E FOTOS: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *