4ª Passeata Abril Azul reúne mais de mil pessoas pela conscientização sobre o autismo

Assessoria No último sábado (05), Cianorte foi palco da 4ª edição da Passeata Abril Azul. Organizado pela FAC (Associação das Famílias de Autistas de Cianorte), em parceria com a Prefeitura, o evento já se consolidou como uma tradição local, ganhando ainda mais relevância ao ser incluído oficialmente no calendário municipal, por meio da Lei nº […]

  • COMPARTILHE:
Imagem 4ª Passeata Abril Azul reúne mais de mil pessoas pela conscientização sobre o autismo

Assessoria

No último sábado (05), Cianorte foi palco da 4ª edição da Passeata Abril Azul. Organizado pela FAC (Associação das Famílias de Autistas de Cianorte), em parceria com a Prefeitura, o evento já se consolidou como uma tradição local, ganhando ainda mais relevância ao ser incluído oficialmente no calendário municipal, por meio da Lei nº 5.715/2025, que instituiu a passeata como uma das atividades obrigatórias do Abril Azul — mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Superando expectativas, a edição contou com a presença de mais de mil pessoas, que caminharam do Paço Municipal até o Santuário Eucarístico Diocesano. Durante o trajeto e também no ponto de chegada, os participantes puderam refletir sobre a importância da inclusão, respeito e apoio às famílias atípicas da comunidade. Ao todo, 38 empresas patrocinaram a iniciativa, enquanto outras 20 instituições — incluindo secretariais municipais de Cultura, Educação e Saúde, conselhos, clínicas, instituições de ensino superior, associações e empresas da área da saúde — ofereceram uma ampla gama de atividades gratuitas à população.

A programação foi diversificada e voltada para todas as idades, com destaque para: oração ecumênica; discursos de autoridades locais; peça teatral educativa; atividades sensoriais e lúdicas, como pintura de rosto e desenhos; brincadeiras, massagens, aferição de pressão arterial e orientação jurídica gratuita; espaço kids com cinco brinquedos infláveis e três camas elásticas; distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, água, pirulitos, e outros alimentos, além de sorteios de brindes para os participantes.

“Para a FAC, o envolvimento expressivo da comunidade e o engajamento de diversos setores sociais demonstram o crescimento da conscientização sobre o autismo na cidade. Os resultados foram extremamente positivos. A adesão em massa da população mostra que a causa é acolhida por Cianorte e isso nos enche de esperança e motivação para continuar lutando pelos direitos e pela visibilidade das pessoas no espectro autista. A 4ª Passeata não apenas promoveu a sensibilização social, como também fortaleceu os laços comunitários em prol de um mundo mais inclusivo”, destacou o diretor-presidente da Associação, Elizandro Rodrigues Henrique.

“Garantir visibilidade e promover discussões nos mais diversos contextos do Transtorno do Espectro Autista, abrangendo toda a população, desde o público infantil, é essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que respeita e acolhe a diversidade. Parabéns a todos os envolvidos com essa iniciativa. Quando todos se unem, as peças se encaixam”, destacou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, acompanhada da chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Santiago Leão. Após a passeata, foi apresentado o espetáculo teatral “Próxima Parada”, com o Casuaré Cultural, no coreto.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *