Ações de conscientização para o trânsito marcam o fim de semana em Cianorte
Dando continuidade à programação da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Trânsito (DIRETRAN), a Polícia Rodoviária Estadual, a 26ª Ciretran, a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Núcleo Regional de Educação, com o apoio de clubes de […]
Dando continuidade à programação da Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Trânsito (DIRETRAN), a Polícia Rodoviária Estadual, a 26ª Ciretran, a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Núcleo Regional de Educação, com o apoio de clubes de serviço, autoescolas e grupos de ciclismo, foram realizadas ações de conscientização pelas ruas e avenidas de Cianorte.
Na noite de sexta-feira (20), com a participação de jovens da Ordem Demolay, policiais da 5ª CIPM efetuaram uma operação de bafômetro educativo em bares da cidade. De maneira descontraída, os frequentadores foram abordados e convidados a realizar o teste do etilômetro. Quando o resultado era igual a 0,00 mg/l, o cidadão recebia um adesivo verde com a escrita “Motorista da rodada!”. No entanto, qualquer valor acima do permitido, a pessoa era alertada com um selo vermelho dizendo “Preciso de carona!”.
De acordo com a Comunicação Social da 5ª CIPM, “vários indivíduos aderiram à atividade e pediram para realizar o teste. Apesar do momento de diversão, os cidadãos foram orientados sobre as consequências negativas da combinação entre álcool e direção, além de refletirem que, numa situação real, poderiam ser autuados, presos ou até mesmo, na pior das hipóteses, causadores de acidentes de trânsito”.
Já na manhã de sábado (21), os policiais e demolays estiveram no centro da cidade, em uma ação alusiva ao Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, e que visa mobilizar a sociedade para a diminuição da emissão de poluentes decorrentes do uso de automóveis, como o gás carbônico na atmosfera; além de promover incentivos para que as pessoas utilizem meios alternativos de deslocamento nas cidades, principalmente com o uso da bicicleta.
Fonte: Com informações e fotos da Comunicação Social da 5ª CIPM