Apagão nacional deixa dezenas de cidades do Paraná sem luz, diz Copel
Por g1 PR e RPC – Foto: José Fernando Ogura Um apagão nacional na manhã desta terça-feira (15) afetou dezenas de cidade do Paraná, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi registrado por volta das 8h20. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma “interligação” interrompeu 16 mil megawatts […]
Por g1 PR e RPC – Foto: José Fernando Ogura
Um apagão nacional na manhã desta terça-feira (15) afetou dezenas de cidade do Paraná, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi registrado por volta das 8h20.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma “interligação” interrompeu 16 mil megawatts de carga em diversos estados. Leia mais abaixo.
Em nota, a Copel disse que o ONS “realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste.”
“Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.”
Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de quantas cidades do Paraná foram afetadas, quantos locais continuavam sem energia e quantos retornaram.
Locais atingidos
Em Curitiba, o g1 apurou que houve registro de apagões no Uberaba, Barreirinha, Pilarzinho, Campina do Siqueira, Campo Comprido e Mossungue. O Hospital Evangélico também registrou queda, mas disse que a situação foi normalizada.
Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), também houve registro de falta de energia em São José dos Pinhais, Campo Magro e Quatro Barras, conforme apurou o g1.
No interior do Paraná, houve registro de falta de energia em Cianorte, Maringá e Umuarama. Em nota, a Usina Hidrelétrica de Itaipu informou que opera normalmente nesta terça.
O g1 apurou que os estados do Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão e Paraíba também foram afetados.
Pouco após o primeiros registros do apagão, o Ministério de Minas e Energia (MME) comunicou que criará um grupo para analisar e estudar as causas do apagão.
O que diz a ONS
Em nota, o ONS disse que a interrupção de carga afetou principalmente estados do norte, nordeste e sudeste.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.”
Ainda conforme o ONS, “a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”
*Reportagem em atualização.