Apoio do Governo do Estado às pequenas cooperativas será fortalecido
O Governo do Paraná se comprometeu a fortalecer o apoio às pequenas cooperativas familiares. O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou o compromisso durante encontro com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), nesta quarta-feira (23). De acordo com o secretário, o governador Ratinho Júnior pretende […]
O Governo do Paraná se comprometeu a fortalecer o apoio às pequenas cooperativas familiares. O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, reforçou o compromisso durante encontro com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), nesta quarta-feira (23).
De acordo com o secretário, o governador Ratinho Júnior pretende criar condições para elevar a geração de renda na agricultura familiar. Para isso vai alavancar as cooperativas por meio de políticas públicas que garantam infraestrutura e acesso aos mercados.
Além disso, será ampliada a produção de alimentos orgânicos e agroecológicos por meio das pequenas cooperativas de agricultores familiares. “Essa demanda cresce no mercado e os agricultores precisam do nosso apoio para organização e acesso a esse mercado”, comentou Ortigara. O presidente da entidade, Ivori Fernandes, afirmou que está confiante no fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar por essa nova gestão.
O Paraná conta com 246 pequenas cooperativas da agricultura familiar, envolvendo mais de 162 mil pequenos produtores rurais, que precisam de apoio desde o campo até a agroindústria. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento planeja detalhar um programa de suporte em logística, pequenas agroindústrias e mesmo nas lavouras, para intensificar uma produção de alimentos saudáveis.
Segundo Fernandes, da Unicafes, está comprovado que com o apoio de uma cooperativa estruturada, a renda do agricultor cresce 50%, na comparação se ele estivesse sozinho. “A cooperativa potencializa o acesso aos mercados e na estrutura de produção”, destacou.
Colaboração AEN