Banco Central lança Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes

Fonte: OBemdito – Foto: AGbr O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento oficial do Pix Automático. A nova função do sistema de pagamentos instantâneos permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura. O pagador precisará autorizar o débito apenas uma vez. Após o consentimento, os […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Banco Central lança Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes

Fonte: OBemdito – Foto: AGbr

Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (4), o lançamento oficial do Pix Automático. A nova função do sistema de pagamentos instantâneos permitirá o agendamento de cobranças recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços por assinatura.

O pagador precisará autorizar o débito apenas uma vez. Após o consentimento, os pagamentos futuros ocorrerão automaticamente, dentro dos critérios definidos previamente. Durante o evento Conexão Pix, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, destacou o impacto da inovação. “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo”, afirmou.

Ele ressaltou que o novo recurso beneficia toda a sociedade. “O Pix é um ativo dos brasileiros, do setor privado, das pessoas físicas e do Banco Central”, disse. A ferramenta será gratuita para pessoas físicas. A primeira instituição a utilizar a novidade foi o Banco do Brasil, ainda em maio.

Segundo o cronograma oficial, o Pix Automático estará disponível nos demais bancos a partir de 16 de junho. Inicialmente, apenas pessoas físicas serão pagadoras e empresas, recebedoras.

O diretor de Organização do Sistema Financeiro do BC, Renato Gomes, afirmou que a nova modalidade une “comodidade, facilidade e controle”. Ele explicou que o consumidor poderá limitar o valor de cada débito e cancelar o serviço a qualquer momento.

Além disso, o agendamento será comunicado previamente, permitindo a conferência do valor antes da data do pagamento. Empresas devem se beneficiar da automatização. A expectativa é de redução de custos com cobranças, já que não será necessário firmar convênios bilaterais, como ocorre no débito em conta tradicional.

Outra vantagem destacada pelo BC é a diminuição da inadimplência, já que os pagamentos ficarão programados. Em 2024, o Pix movimentou mais de R$ 26 trilhões, consolidando-se como um dos principais meios de pagamento do país. Com o Pix Automático, o Banco Central busca ampliar ainda mais o alcance da ferramenta.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *