Biblioteca Pública Lincoln Aguera Munhoz é inaugurada em novo espaço
Assessoria A cultura cianortense ganhou um novo lar nesta sexta-feira (30), com a inauguração do novo espaço da Biblioteca Pública, que agora leva o nome de Lincoln Aguera Munhoz. Em uma cerimônia emocionante, autoridades, familiares do homenageado e a comunidade celebraram a abertura das portas do local, que fica na Rua Ipiranga, 761, que promete […]

Assessoria
A cultura cianortense ganhou um novo lar nesta sexta-feira (30), com a inauguração do novo espaço da Biblioteca Pública, que agora leva o nome de Lincoln Aguera Munhoz. Em uma cerimônia emocionante, autoridades, familiares do homenageado e a comunidade celebraram a abertura das portas do local, que fica na Rua Ipiranga, 761, que promete oferecer mais conforto e acessibilidade aos leitores.
A nova biblioteca faz reverência à memória de um homem que acreditava no poder transformador da cultura. Lincoln Aguera Munhoz foi escritor, jornalista, professor e comunicador de grande relevância para Cianorte. Suas paixões pela educação, arte e sustentabilidade nortearam sua vida e obra. Fundador e primeiro presidente da Academia de Letras de Cianorte (ALC), ele deixou um legado valioso, especialmente com seu livro “Êxodo Urbano – Retorno às Raízes”, onde compartilhou suas experiências com a agroecologia e a profunda crença no reencontro com a essência da vida.
Durante a cerimônia, o prefeito Marco Franzato expressou a importância do novo espaço para a comunidade. “Hoje é um dia de grande alegria para nossa Cianorte. A inauguração desta biblioteca em um novo e moderno espaço, e ainda por cima prestando homenagem ao Lincoln Aguera Munhoz, é um marco para a nossa cidade. Ele, que foi um incansável promotor da educação e da cultura, nos inspira a continuar investindo no conhecimento como ferramenta de transformação social. Que este lugar seja um ponto de encontro para todas as gerações, um celeiro de ideias e um convite constante à leitura”, disse o prefeito.
“A Biblioteca Pública Lincoln Aguera Munhoz não é apenas um local de armazenamento de livros; é um centro de efervescência cultural, um espaço de inclusão e de acesso ao saber. O nome de Lincoln Aguera Munhoz aqui estampado é a representação viva de sua crença no poder da cultura em mudar o mundo, e estamos comprometidos em fazer com que este espaço seja, de fato, um farol contra a ignorância, como ele tanto desejava”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.
Acompanhado da avó paterna, Rosangela Munhoz, o filho do homenageado, Lincoln Aguera Munhoz Filho, compartilhou a gratidão da família. “Ver o nome do meu pai eternizado neste espaço dedicado ao conhecimento e à cultura é uma honra indescritível para toda a nossa família. Meu pai dedicou sua vida a semear a educação e a arte, acreditando que a cultura é a chave para o desenvolvimento humano. Tenho certeza de que, de onde estiver, ele está feliz em ver que sua paixão pelo saber continua inspirando e iluminando Cianorte”, comentou.
A solenidade foi abrilhantada por uma apresentação musical com Tiu Miza. Também estavam presentes o presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Davanço, e os vereadores Afonso Lima, Robson Fagundes, Professora Kelly e Marisa Franco; secretários municipais; representando o COMPAC, a ALC e os pioneiros, Professora Izaura Varella; os conselheiros de Políticas Culturais, Ísis Ribeiro, Gustavo Scopel e Nicolás Martínez; o comandante da 4ª Cia Independente de Bombeiro Militar, Major Tracth, junto do subcomandante, Capitão Witt; e representando a 5ª Cia Independente da Polícia Militar, os aspirantes Machado e Quintiliano.