Câmara de Cianorte prestigia evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra

Com objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Em Cianorte, na Casa da Memória (Igrejinha Azul), houve um evento para prestigiar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nacionalmente, nesta quarta-feira (20). “Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o presidente do Conselho, Ademilson Costa Souza (Mestre […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Câmara de Cianorte prestigia evento alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra

Com objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Em Cianorte, na Casa da Memória (Igrejinha Azul), houve um evento para prestigiar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nacionalmente, nesta quarta-feira (20).

“Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o presidente do Conselho, Ademilson Costa Souza (Mestre Corisco), pelo belo trabalho que vem exercendo. No Brasil, 56% da população é negra, porém, apenas, 5% ocupam cargos de executivo nas empresas. Portanto, é fundamental que a igualdade e o respeito comecem nos primeiros anos escolar para todos”, pontua o vereador Victor Hugo Davanço, que, na ocasião, representou a Câmara de Cianorte – pois o presidente Silvio Fernandes (MDB) estava em outros compromissos, mas, assim, como toda a Câmara incentiva os projetos relacionados à área – acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Ademilson Costa Souza (Mestre Corisco).

A promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP-PR) em Cianorte, Dra. Fabiana Pimenta Soares também destacou, na oportunidade, a importância do evento. “No Paraná, existem 399 municípios, contudo em apenas 22, existe o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento é fundamental, pois o racismo existe e está presente ao longo da história”, revela acompanhada da assistente social do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Adriéli Volpato Craveiro.

O evento ainda contou com a apresentações culturais referentes à cultura afro como, por exemplo, capoeira, maculelê; e a palestra com o tema: “Ter consciência negra é conhecer a nossa própria história”, realizada por Rosiany Maria da Silva.

Presenças

Estiveram também presentes a chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Adriana Macedo Águila; os secretários municipais de Administração, Eliab Vieira Moreno; e de Educação e Cultura, Maria Neuza Cassasa; além de funcionários municipais, escolas municipais e comunidade.

Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, sendo oficialmente instituído, em âmbito nacional, mediante a Lei 12.519/2011. A data é escolhida por coincidir com o dia do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares e também dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

O vereador Adailson Carlos Ignácio da Costa – Dadá (Pros) é autor do Projeto de Lei 072/2019-A, o qual institui o Mês da Consciência Negra, a ser celebrado no período entre 28 de outubro e 28 de novembro de cada ano.

Foto e Matéria: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *