Câmara de Cianorte realizará homenagem aos 110 anos de imigração japonesa ao Brasil
Nesta quarta-feira (20), às 19h30, será um dia especial na Câmara Municipal de Cianorte, pois conforme requerimento 126/2018, de autoria do presidente do Legislativo Municipal, Dirceu Manfrinato, será realizada sessão solene em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A presente sessão prestará uma homenagem e entregará um certificado para 90 imigrantes, pelos […]
Nesta quarta-feira (20), às 19h30, será um dia especial na Câmara Municipal de Cianorte, pois conforme requerimento 126/2018, de autoria do presidente do Legislativo Municipal, Dirceu Manfrinato, será realizada sessão solene em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
A presente sessão prestará uma homenagem e entregará um certificado para 90 imigrantes, pelos serviços relevantes e pela contribuição para o desenvolvimento de Cianorte, do Paraná e do Brasil, dentre outras surpresas.
Segundo o presidente Dirceu Manfrinato, o objetivo da Sessão Solene é reconhecer a importância da imigração japonesa para o Brasil, bem como para Cianorte. “É fundamental a homenagem, pois é notória a grande contribuição da comunidade nipo-brasileira ao longo de todos esses anos para o enriquecimento do Brasil e de Cianorte, com sua arte, costumes, crenças, conhecimentos e vontade de trabalhar. Todos estão convidados para prestigiar a sessão de forma presencial ou online”, salienta Manfrinato.
“Desde já, agradecemos a homenagem concedida pela Câmara Municipal de Cianorte a todos nós. E parabenizo, hoje, todos os imigrantes pelos 110 anos de história em solo brasileiro”, felicita o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cianorte (ACEC), Carlos Alberto Sakai.
A sessão solene será transmitida, ao vivo, pela página Câmara Municipal de Cianorte, no facebook.
Imigração japonesa no Brasil
O ano de 2018 é especial para os descendentes de japoneses no Brasil, pois, neste ano, a Imigração Japonesa ao Brasil completa 110 anos. No dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru ou Navio Esperança, como era conhecida a famosa embarcação que atracou após 52 dias de viagem, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo e trouxe 781 imigrantes japoneses vindos de áreas pobres do norte e do sul do Japão, que, em busca de uma nova vida, chegaram ao país. A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.
Embora o Japão tenha enviado seus primeiros imigrantes ao Brasil em 1908, os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro foram quatro tripulantes do barco Wakamiya Maru, que, em 1803, afundou na costa japonesa. Os quatro japoneses, na oportunidade, fizeram registros importantes da vida da população local e da produção agrícola da época.
Em 1912, os imigrantes foram para o estado do Paraná, tendo como precursora uma família procedente da província de Fukushima, e que se estabelece na Fazenda Monte Claro, em Ribeirão Claro, no norte do estado. Atualmente, o Paraná tem 150 mil descendentes de japoneses, sendo a segunda maior comunidade do Brasil, apenas atrás do estado de São Paulo.
No decorrer desta história, nipo-brasileiros têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil e conquistado a confiança do povo, fortalecendo as relações amistosas entre o Brasil e o Japão. Em Cianorte, não é diferente, após onze décadas, as tradições da cultura nipônica ainda são preservadas pela Associação Cultural e Esportiva de Cianorte (ACEC), que, segundo o presidente Carlos Alberto Sakai, conta com aproximadamente 90 famílias associadas.