Cianorte FC espera definir nome de novo treinador nos próximos 15 dias
O torcedor já está com saudades e sente falta de ir ao Estádio Albino Turbay nas tardes de domingo. É certo que Cianorte Futebol Clube só volta a campo no começo do ano que vem, mas, as movimentações de bastidores já começam a mexer com a expectativa de quem aguarda ansioso por novidades. O novo […]
O torcedor já está com saudades e sente falta de ir ao Estádio Albino Turbay nas tardes de domingo. É certo que Cianorte Futebol Clube só volta a campo no começo do ano que vem, mas, as movimentações de bastidores já começam a mexer com a expectativa de quem aguarda ansioso por novidades. O novo técnico do Leão do Vale, por exemplo, deve ser anunciado nos próximos 15 dias, período em que também deve ocorrer a reunião do conselho arbitral na Federação Paranaense de Futebol, onde será definido o formato do Campeonato Paranaense 2020.
Apesar de estar próximo de anunciar o novo comandante da equipe, o clube mantém os nomes que estão em pauta em sigilo. No entanto, não haverá tanto tempo para suspense, visto que o novo treinador participará ativamente do planejamento, desde contratações, data de início da pré-temporada, entre outros detalhes que precisam ser definidos em breve.
Como o arbitral que definirá o Paranaense 2020, de acordo com a FPF, será realizado no máximo até o dia 15, é ideal que o clube tenha o nome do técnico definido.
FÓRMULA DE DISPUTA
Com a iminente mudança no calendário do futebol brasileiro para o ano que vem e, consequentemente, a diminuição de datas para os certames estaduais, os clubes já começam a debater ideias sobre o formato do Estadual. Conforme o desejo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), serão 16 datas disponíveis para a disputa.
No ano passado, a competição teve início no dia 19 de janeiro e sua final foi disputada em 14 de abril. Foram necessárias 17 datas para a realização do formato, que foi o mesmo utilizado em 2018. As 12 equipes foram distribuídas em dois grupos para a disputa de duas taças, equivalentes ao 1º e 2º turno. Os campeões de cada taça fizeram a final da competição.
Ou seja, para 2020, devido à diminuição de uma data, a competição deverá ser mais simples. Em entrevista à TRIBUNA DE CIANORTE, o presidente do Cianorte, Lucas Franzato, projetou alguns possíveis formatos de disputa.
“Será um ano atípico e que terá uma redução ainda maior no calendário do estadual, que já é apertado. A tendência é que comece uma semana depois e termine uma semana antes. Isso ainda precisa ser homologado pela CBF e acho que até por isso o arbitral não foi marcado ainda e está sendo um pouco mais tarde do que em anos anteriores. Nossa expectativa com esta diminuição de datas é que seja um campeonato ainda mais simplificado”, afirmou Franzato.
Uma possibilidade, de acordo com o presidente, seria uma competição com as 12 equipes sem enfrentando em turno único.
“Tende a ser um campeonato de um turno só, com semifinais e finais. Ou até um turno só e somente com finais. Isso é o que nós acreditamos. Fica mais difícil pensar em formas diferentes, dado que o calendário ficou mais apertado. Nossa expectativa é que isso saia o quanto antes, para que a gente possa planejar esta pré-temporada e começarmos forte esse campeonato, pois quanto mais curto, mais é importante a largada”, explicou.
Outro assunto que sempre vem à tona nas vésperas de arbitral é se o campeonato será ou não televisionado. De acordo com Lucas Franzato, o fato de o Athletico Paranaense ter retornado às telas e o títulos conquistados pelo clube podem ajudar na valorização da competição.
“Provavelmente, com a volta do Athletico para a televisão no estadual esse ano e com os títulos recentes, a Globo deve renovar inclusive com o Premiere. É isso que acreditamos”, completou o presidente.
Os 12 times participantes do Campeonato Paranaense 2020 são: Athletico Paranaense, Cascavel CR, Cianorte FC, CE União, Coritiba FC, FC Cascavel, Londrina EC, Operário Ferroviário, Paraná Clube, PSTC, SC Rio Branco e Toledo EC.