Cianorte Festival caminha para se tornar o 1º festival carbono neutro do Paraná

Assessoria A edição deste ano do Cianorte Festival está dando um passo importante rumo à sustentabilidade. Pela primeira vez, o evento foi planejado para se tornar carbono neutro, por meio da neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante sua realização. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Cianorte Festival caminha para se tornar o 1º festival carbono neutro do Paraná

Assessoria

A edição deste ano do Cianorte Festival está dando um passo importante rumo à sustentabilidade. Pela primeira vez, o evento foi planejado para se tornar carbono neutro, por meio da neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante sua realização. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que busca integrar a responsabilidade climática à festa de comemoração do aniversário do município, tornando o Cianorte Festival o 1º festival carbono neutro do Paraná.

Para alcançar esse objetivo, a Prefeitura contratou os serviços do programa CarbonOK®, desenvolvido pela empresa Ambiens Sustentabilidade Integrada, que atua há mais de 20 anos na área de gestão ambiental. A equipe técnica do programa está elaborando um Plano de Gestão da Pegada de Carbono, que envolve o inventário das emissões de GEE do evento, desde a montagem da estrutura até o consumo de energia, alimentação, deslocamento de equipes e demais atividades relacionadas.

Com os dados em mãos, serão adquiridos e aposentados créditos de carbono, que garantirão a neutralização das emissões. E a compensação vai além: também está prevista a contabilização das emissões geradas pelo deslocamento do público até o local do festival. Como forma de mitigação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará o plantio de 10 mil mudas de árvores nativas em áreas do próprio município.

“As árvores capturam o carbono da atmosfera ao longo de seu crescimento, contribuindo efetivamente para a redução do aquecimento global. É uma ação concreta e de longo prazo que reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella de Cássia Silva Carraro Parreiras.

Ao final do processo, será elaborado um relatório técnico com todo o perfil das emissões e da compensação realizada, garantindo transparência, rastreabilidade e credibilidade ao trabalho. O documento servirá também como base para projetos futuros de redução de carbono, aprimorando ainda mais a gestão socioambiental do Cianorte Festival.

Com essa iniciativa, Cianorte se alinha às diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mostrando que é possível realizar grandes eventos sem deixar de lado a responsabilidade ambiental.

“Essa iniciativa vem de encontro com o nosso projeto de transformar Cianorte em uma cidade carbono zero. Estamos dando passos concretos rumo a um futuro mais sustentável, integrando práticas ambientais responsáveis em todas as áreas, inclusive nos nossos grandes eventos”, destacou o prefeito, Marco Franzato.

O que é o CarbonOK®?

O CarbonOK® é um programa especializado na gestão de emissões de gases de efeito estufa, aplicado pela empresa Ambiens Sustentabilidade Integrada. Ele oferece certificação ambiental com base nas ações realizadas por seus clientes. O selo atesta o compromisso das instituições com a responsabilidade socioambiental e agrega valor às marcas, em um cenário onde a consciência ambiental da sociedade se torna cada vez mais relevante.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *