CIANORTE LANÇA PROTOCOLO DE ATENDIMENTO À MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Resultado de um trabalho coletivo e articulado da rede de proteção dos direitos, o Protocolo de atendimento à mulher em situação de violência no município de Cianorte teve a sua 1ª edição lançada na manhã desta terça-feira (18), em solenidade realizada no auditório da Unipar. A iniciativa é da promotora de Justiça, Elaine Lopo Rodrigues, […]
Resultado de um trabalho coletivo e articulado da rede de proteção dos direitos, o Protocolo de atendimento à mulher em situação de violência no município de Cianorte teve a sua 1ª edição lançada na manhã desta terça-feira (18), em solenidade realizada no auditório da Unipar. A iniciativa é da promotora de Justiça, Elaine Lopo Rodrigues, com organização da assistente social da 16ª Unidade Regional de Apoio Técnico Especializado, Adriéli Volpato Craveiro, e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, bem como em parceria com o Ministério Público do Estado do Paraná.
“O objetivo do Protocolo, enquanto um guia orientador para o cotidiano profissional e facilitador da articulação entre as instituições, é de estabelecer fluxos de atendimentos às mulheres em situação de violência e, com isso, fortalecer o trabalho da rede de proteção para essa parcela da população, buscando inclusive a superação da violência”, afirmou a promotora de Justiça, que efetuou agradecimentos a todos os envolvidos com a publicação, bem como aos presentes no evento, que reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; policiais; profissionais das áreas da Assistência Social, Saúde, Psicologia, entre outros.
Representando o prefeito Bongiorno, o vice, Beto Nabhan, juntamente com a secretária de Assistência Social, Marlene Bataglia, elogiou o trabalho. “Esta é uma iniciativa louvável, pois valoriza a mulher, amplia o acesso às informações e busca garantir o funcionamento dos serviços públicos de maneira ágil e interdisciplinar”, disse. Nesse sentido, o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio do Pátio, colocou o Legislativo à disposição do Protocolo e citou que está em andamento, na casa de leis, um projeto para criação da Patrulha Maria da Penha na cidade, para fomentar a segurança da mulher.
A ocasião foi abrilhantada por uma apresentação da maestrina do Coral Municipal de Cianorte, Margarida Guilhen, e após a solenidade houve uma explanação em formato painel, orientado pela promotora Elaine Lopo, juntamente com o promotor de Justiça, Sérgio Roberto Martins, e a juíza de Direito da Vara Criminal, Flávia Braga de Castro Alves, sobre a Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/2006), com espaço para sanar as dúvidas dos participantes. O encontro seguiu durante toda a tarde, com palestras sobre a temática do combate da violência contra a mulher.
Fonte: Assessoria de Comunicação