Cianorte pretende zerar emissão de carbono até 2053
Em busca de transformar Cianorte em uma cidade mais sustentável e de integrar o esforço coletivo mundial para reduzir a emissão de carbono, a Prefeitura contratou, recentemente, uma empresa especializada para realizar o primeiro inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município. Com ele, será possível determinar as fontes poluentes, realizar cálculos e traçar […]
Em busca de transformar Cianorte em uma cidade mais sustentável e de integrar o esforço coletivo mundial para reduzir a emissão de carbono, a Prefeitura contratou, recentemente, uma empresa especializada para realizar o primeiro inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município. Com ele, será possível determinar as fontes poluentes, realizar cálculos e traçar estratégias para reduzir ou compensar as emissões, assim como acompanhar o progresso no alcance das metas e obter apoio no planejamento das ações.
Apenas seis capitais no Brasil realizam este levantamento (Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia) e Cianorte é a primeira cidade do interior a adotar a medida. “Sempre digo que planejamento é tudo e pensar o nosso município sem considerar as questões ambientais é inviável. Estamos muito felizes com mais este passo importante rumo a concretização do Cianorte 2053, o nosso projeto de futuro. Seremos uma cidade referência em sustentabilidade”, assegura o prefeito, Marco Franzato.
A ideia principal para a redução da emissão de gases é a neutralização do carbono, que ocorre de duas formas: através da compra de créditos de carbono ou do plantio de árvores. Para avaliar quais métodos Cianorte seguirá, o inventário fará uma ampla pesquisa para chegar ao valor que precisa ser compensado. O cálculo deverá considerar questões de rotinas das famílias, que envolvem não apenas o gasto com energia elétrica, como também com emissões atreladas às atividades domésticas diárias, como transporte público, viagens e geração de resíduos.
O Plano de Trabalho para a elaboração do inventário, bem como o contexto das mudanças climáticas, serão apresentados no dia 23 de novembro, às 18h30 no Auditório da ACIC, pelas representantes da empresa contratada, a SINERGIA Engenharia de Meio Ambiente. Todos os interessados na pauta podem participar. A ocasião contará com a presença do prefeito, secretários, membros de conselhos municipais, vereadores e da presidência da ACIC.
Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social