Cianorte promove 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Assessoria Cianorte realizou, nesta segunda-feira (17), a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema “Mulheres Protagonistas Fortalecendo Direitos, Oportunidades e Lideranças”, o evento foi no auditório da Faculdade UMFG (Rodovia PR-082, KM 468) e contou com a participação de autoridades, especialistas e comunidade em geral. Abrindo as falas, a secretária […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Cianorte promove 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Assessoria

Cianorte realizou, nesta segunda-feira (17), a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com o tema “Mulheres Protagonistas Fortalecendo Direitos, Oportunidades e Lideranças”, o evento foi no auditório da Faculdade UMFG (Rodovia PR-082, KM 468) e contou com a participação de autoridades, especialistas e comunidade em geral.

Abrindo as falas, a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Stephanie Mariane Piveta Azevedo, agradeceu aqueles que contribuíram com a organização da conferência e ressaltou a importância de todos atuarem em rede, para que as mulheres sejam atendidas em sua integralidade.

Na sequência, a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), Mariana de Sousa Machado Neris, enalteceu o trabalho desenvolvido em Cianorte e o papel da conferência na avaliação do que já é feito em prol do público feminino e na proposição de novas políticas públicas. Então, foi veiculado um vídeo da secretária da SEMIPI, Leandre Dal Ponte.

Representando o Poder Judiciário, a juíza, dra. Stela Maris Perez Rodrigues, relatou experiências envolvendo a questão de gênero dentro do judiciário, a atuação do coletivo feminino Antígonas e da Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU). Representando o vice-prefeito, Fão Manfrinato, sua esposa, Neia Manfrinato, destacou a competência feminina em cargos de liderança, exemplificando que, na atual gestão, 70% das chefias são ocupadas por mulheres.

O presidente do Legislativo, Victor Hugo Davanço, comentou sobre a criação da Procuradoria da Mulher, na Câmara Municipal, e sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, que têm múltiplos papéis. Representando o prefeito, Marco Franzato, a Procuradora Jurídica, Clarissa Paranzini Lago, enfatizou o protagonismo feminino, que enriquece seu meio de atuação de uma maneira ímpar, unindo o fazer e o cuidar. Encerrando os pronunciamentos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Fernanda Moraes de Carvalho Tait, reforçou seu desejo de que a conferência seja um momento de diálogo e avanço e deu a abertura oficial aos trabalhos.

Também participaram da ocasião o delegado da 21ª Subdivisão de Polícia Civil, dr. Jonas Eduardo Peixoto do Amaral; o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Capitão Hericson Augusto Cruz de Paulo; os vereadores Beto Nabhan, Robson Fagundes, Marisa Franco e Professora Kelly; e secretários municipais.

A oportunidade foi abrilhantada por números de dança do Grand Ballet. Então, a conselheira Andreia Cristiane Pizani Domingos conduziu a leitura e aprovação do Regimento Interno. A palestra magma foi ministrada pela urbanista anglo-brasileira, designer regenerativa, educadora, cantora e compositora, May East, também autora da obra “E se as mulheres projetassem a cidade?”.

No período da tarde, os presentes foram divididos em três grupos, para discussão dos eixos: 1. Vertente estruturante – fortalecimento da democracia e participação social; 2. Vertente preventiva – desenvolvimento da rede de atenção às mulheres; e 3. Vertente Propositiva – Agenda mulher, protagonismo regenerativo da cidade e do território. O prefeito, Marco Franzato, e o vice, Fão Manfrinato, prestigiaram os trabalhos. Também foi realizada a posse da nova composição do CMDM, biênio 2025/2027. Na plenária final, foram elencadas as propostas e eleitos os quatro delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será de 05 a 07 de agosto, em Foz do Iguaçu.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *