Ciscenop recebe certificado de adesão ao SUSAF/PR

Assessoria  Na tarde da última terça-feira (21), no auditório da Faculdade UMFG, Cianorte sediou um evento sobre o Processo Simplificado de Adesão ao SUSAF/PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que reuniu cerca de 400 pessoas. Na oportunidade, o Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop) […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Ciscenop recebe certificado de adesão ao SUSAF/PR

Assessoria 

Na tarde da última terça-feira (21), no auditório da Faculdade UMFG, Cianorte sediou um evento sobre o Processo Simplificado de Adesão ao SUSAF/PR (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que reuniu cerca de 400 pessoas. Na oportunidade, o Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop) recebeu o certificado de adesão ao SUSAF/PR, que amplia sua atuação e permite indicar agroindústrias para venda de produtos de origem animal em todo o Estado.

Agora, o consórcio que reúne 11 municípios poderá indicar agroindústrias de sua área de abrangência para que, cumprindo as normas higiênico-sanitárias e as legislações do setor, vendam seus produtos para outras regiões do Paraná. Esse é o segundo consórcio paranaense a aderir ao sistema. “Estamos falando de uma oportunidade para a pequena agroindústria ultrapassar barreiras e vender para 11 milhões de consumidores em todo o estado. Isso se faz com método e organização”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acompanhado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; e pelo diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins.

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção. O presidente da Amenorte e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevizan, destacou a união entre os municípios em benefício do desenvolvimento regional. “Na nossa avaliação, o que presenciamos aqui hoje é uma grande conquista, que mostra a organização da região. Isso é a chave do mercado, significa agregação de valor e renda para o campo”, disse.

Já o presidente do Ciscenop e prefeito de Cianorte, Marco Franzato, agradeceu a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) pela certificação do consórcio. “Somos gratos ao Ortigara e equipe pela atenção dedicada à nossa microrregião. Essa é uma conquista imensurável. Com o selo SUSAF, os municípios ganham como um todo, alcançando reconhecimento em âmbito estadual pela qualidade dos produtos aqui fabricados”, destacou Franzato.

O secretário municipal de Agricultura de Cianorte, Anízio Menarim Filho, lembrou que o programa já é uma realidade em Cianorte há mais de um ano, com cinco empresas em processo de adesão e uma já certificada, o Apiário Catharino. “Como o 14º município paranaense a conquistar o selo, estamos contribuindo com os demais, transmitindo a nossa experiência, além de ceder um veterinário para prestar a assistência técnica necessária”, explicou.

Após o pronunciamento das autoridades, houve a apresentação do SUSAF/PR pela gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da ADAPAR, Mariza Koloda. E, para finalizar, um painel de experiências. O evento contou, ainda, com a presença do ex-deputado estadual Jonas Guimarães, que 2013 foi autor do projeto de lei de criação do SUSAF/PR, além de prefeitos e secretários municipais da região, servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), produtores, técnicos e estudantes.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *