Corpo de Bombeiros de Cianorte adota novo cão de serviço
Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: CB Os “cães de trabalho” que integram a equipe do Corpo de Bombeiros de Cianorte são fundamentais para resolução de muitas ocorrências. Por causa da importância e necessidade dos animais no desempenho de tantos casos, o quartel acaba de ganhar um novo “funcionário”: o filhote “Taz” agora compõe o […]
Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: CB
Os “cães de trabalho” que integram a equipe do Corpo de Bombeiros de Cianorte são fundamentais para resolução de muitas ocorrências. Por causa da importância e necessidade dos animais no desempenho de tantos casos, o quartel acaba de ganhar um novo “funcionário”: o filhote “Taz” agora compõe o time de bombeiros da cidade.
Major e comandante do 8°SGBI, Fernando Tratch, e o novo recruta, Taz.
O major e comandante do 8°SGBI, Fernando Tratch, explica que o canil é formado por Sheriff, Oss e Hórus. No entanto, apenas um deles está apto para serviço. “Sheriff ainda não certificou, então não pode ser empregado nas operações; já Oss sofreu uma queda e está em tratamento por conta do ferimento na pata, mas ainda não há certeza da liberação para o retorno aos trabalhos de busca”, ressalta.
Com apenas Hórus disponível para atender as missões, um novo cão precisou ser adotado. O filhote, que foi nomeado de Taz, tem apenas dois meses de vida e veio de Cariacica, no Espírito Santo. “Em parceria com o Canil Jaegerhund, especialista na raça Braco Alemão com genética européia e 100% genética de trabalho, agora temos um novo membro no 8°SGBI.”, comemora o major.
O comandante ainda afirma que a preparação dura 18 meses, após o período de treinamento, Taz passará por uma certificação e estará apto ao trabalho nas operações, sendo que o “emprego” dura, em média, até os oito anos. Ele detalha que é possível visualizar as características e o instinto de caça do novo recruta.