Corpo de Bombeiros registrou 56 incêndios no mês de agosto em Cianorte

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: CB As ocorrências de incêndios em Cianorte aumentaram significativamente durante os 31 dias agosto de 2024 em relação ao mesmo período em 2023. Os dados do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente (8º SGBI) mostram que no ano passado foram registradas 26 ocorrências; já neste ano foram 56 casos, […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Corpo de Bombeiros registrou 56 incêndios no mês de agosto em Cianorte

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: CB

As ocorrências de incêndios em Cianorte aumentaram significativamente durante os 31 dias agosto de 2024 em relação ao mesmo período em 2023. Os dados do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente (8º SGBI) mostram que no ano passado foram registradas 26 ocorrências; já neste ano foram 56 casos, o que representa um aumento de aproximadamente 115%.

A maioria dos atendimentos foram de incêncidos ambientais e tiveram alguns casos em edifições e meios de transporte. Entre as principais causas para o aumento estão as mudanças climáticas. Temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e chuvas escassas são alguns dos fatores que contribuem para a proliferação do fogo.

Além das condições climáticas desfavoráveis, as causas humanas irresponsáveis também favorecem o aumento desses incidentes. Em torno de 90% dos incêndios florestais surgem por ação do homem, de modo intencional ou não intencional.

Há pessoas que fazem descarte inadequado de materiais inflamáveis, utilizam o fogo para limpar terrenos e queimar resíduos, ou até mesmo outras atividades agrícolas, que podem facilmente sair de controle, ainda mais em períodos de tempo seco com muito vento.

Como forma de contribuir para a conscientização e segurança da comunidade diante dos riscos de incêndios em vegetação, veja algumas medidas de prevenção para evitar incêndios ambientais.

  1. evitar o uso de fogo ao ar livre em dias de vento forte ou em períodos de tempo seco;
  2. não jogar pontas de cigarro acesas ou qualquer material inflamável na vegetação;
  3. manter áreas ao redor de residências e edifícios limpas de vegetação seca e materiais combustíveis;
  4. estar atento às proibições de queimadas;
  5. ao ver um incêndio em vegetação, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a autoridade local competente;
  6. se estiver em uma área ameaçada pelo fogo, afastar-se rapidamente e em direção contrária ao vento, mantendo-se em terrenos mais baixos;
  7. evitar inalar fumaça, cobrindo nariz e boca com um pano úmido;
  8. seguir as instruções das autoridades locais e dos bombeiros e estar preparado para evacuar a área se necessário;
  9. nunca retornar a uma área afetada pelo fogo até receber autorização das autoridades competentes ou dos bombeiros.
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *