Diretor do Procon de Cianorte fala sobre as ações da entidade na tribuna livre

Assessoria Em atendimento ao Requerimento nº 135/2023 do vereador Pastor Dejair (MDB), o senhor William Martinez Batista, Diretor Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), falou sobre os trabalhos do Procon em Cianorte na tribuna livre da Câmara Municipal de Cianorte durante a sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 24. O diretor do […]

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Imagem Diretor do Procon de Cianorte fala sobre as ações da entidade na tribuna livre

Assessoria

Em atendimento ao Requerimento nº 135/2023 do vereador Pastor Dejair (MDB), o senhor William Martinez Batista, Diretor Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), falou sobre os trabalhos do Procon em Cianorte na tribuna livre da Câmara Municipal de Cianorte durante a sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira, 24. O diretor do PROCON foi convidado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Peres Pedrão (Republicanos) para tomar seu lugar à tribuna após as votações legislativas. Ao subir à tribuna, o Diretor do Procon, nomeou cada vereador presente na sessão cumprimentando-os.

Conforme explanação inicial de Batista, as reclamações mais recorrentes são referentes aos operadores de telemarketing, bancos e administradoras financeiras, comércio em rede de lojas, comércio eletrônico, cartões de crédito e débito. Sendo que os principais problemas relatados são ofertas não cumpridas, cobranças indevidas, alteração unilateral de contrato de serviço, não entrega de contratos ou documentos, cálculos de juros exorbitantes, cobranças após cancelamento do serviço, fraudes, recomendações e orientações administrativas, renegociações de dívidas, entre outros.

Aproximadamente 75% dos atendimentos do Procon foram resolvidos no ato via telefone ou por intervenção pessoal, 10% por abertura de processo administrativo, sendo que boa parte desses processos já se encontram devidamente arquivados, 10% procuraram o Judiciário para dirimir as questões e 5% desistiram dos seus direitos mesmo após orientação do Procon. Segundo levantamento, no Procon de Cianorte foram realizadas 3.529 reclamações no ano de 2021 e no ano de 2022 foram 3.377 reclamações registradas no Cadastro Geral do Consumidor. Para fins de comparação, na gestão anterior em 2020 foram 1.075 reclamações durante todo o ano, enquanto de janeiro de 2023 a 20 de abril de 2023 foram 846 reclamações.

No período de 2021 até a atualidade, o Procon de Cianorte estabeleceu parceria com a Associação Comercial de Cianorte (ACIC), consolidou o Programa de Renegociação de Dívidas e a criação e manutenção do Sistema Municipal dos Direitos do Consumidor (SMDC), com conselho constituído. Além do contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para idealizar projetos que visam implantar para melhorar o atendimento ao consumidor, como a organização da Macrorregião do Procon, a fim de integrar o atendimento dos municípios da região. Por fim, os vereadores fizeram questionamentos e parabenizaram o Procon de Cianorte pelo trabalho desenvolvido, mesmo com uma equipe pequena, tem feito grandes ações pelo município.

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