Diretor do Procon de Cianorte fala sobre defesa do consumidor na tribuna livre da Câmara Municipal
Em atendimento ao Requerimento nº 458/2022 do vereador Thiago Fontes (União Brasil), o senhor William Martinez Batista, Diretor Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), foi convidado para ocupar a tribuna livre desta Casa Legislativa na sessão ordinária realizada em 05 de setembro de 2022, à partir das 19h00, a fim de discorrer sobre […]
Em atendimento ao Requerimento nº 458/2022 do vereador Thiago Fontes (União Brasil), o senhor William Martinez Batista, Diretor Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), foi convidado para ocupar a tribuna livre desta Casa Legislativa na sessão ordinária realizada em 05 de setembro de 2022, à partir das 19h00, a fim de discorrer sobre os trabalhos do Procon em Cianorte.
O presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Peres Pedrão (Republicanos) anunciou o convidado e o encaminhou para tomar seu lugar à tribuna para que pudesse falar sobre a atuação do Procon no município de Cianorte.
Ao subir à tribuna, o Diretor do Procon, nomeou cada vereador presente na sessão cumprimentando-os. Batista foi nomeado para a direção do órgão pelo prefeito Marco Franzato (PSD) no início do mandato em 2021 e assim, começou sua fala apresentando os dados dos atendimentos e projetos desenvolvidos durante este ano. Segundo o diretor, os principais estabelecimentos focos de reclamações por parte dos consumidores de Cianorte são: operadoras de telefonia; bancos, financeiras e administradoras; comércio de rede de lojas; comércio de eletrônicos; cartões de crédito e de débito.
Dentre as reclamações dos problemas mais recorrentes estão ofertas não cumpridas, cobranças indevidas, alterações unilaterais de contratações de serviços, falha na execução de contratos, juros exorbitantes, cobranças após cancelamento de serviço, entre outros. No ano de 2021, aproximadamente 75% dos atendimentos do Procon foram resolvidos no ato via telefone ou por intervenção pessoal, 10% por abertura de processo administrativo, sendo que boa parte desses processos já se encontram devidamente arquivados, 10% procuraram o Judiciário para dirimir as questões e 5% desistiram dos seus direitos mesmo após orientação do Procon. Presencialmente no Procon de Cianorte foram realizadas 2.066 reclamações no ano de 2021.
Em 2022, o Procon de Cianorte também realizou diversas atividades de rotina para facilitar a vida do consumidor, como pesquisa de preços dos itens da cesta básica em 14 supermercados da cidade, pesquisa de preços de materiais escolares no início do ano letivo, ações de publicidade sobre golpes em datas festivas como Dia das Mães e Dia dos Pais, recomendações aos postos de combustíveis sobre a divulgação dos preços, prazos de validades de produtos, entre outras ações em prol de salvaguardar os consumidores contra preços abusivos e cobranças indevidas. Além de outros projetos que visam implantar para melhorar o atendimento ao consumidor, como um programa de renegociação de dívidas.
Os vereadores fizeram questionamentos e parabenizaram o Procon de Cianorte pelo trabalho desenvolvido, mesmo com uma equipe pequena, tem feito grandes ações pelo município.