Drone reforça trabalhos de combate à dengue em Cianorte
Assessoria O combate à dengue de Cianorte ganhou um reforço. A partir dessa terça-feira (25), os agentes de endemias passam a contar com o trabalho de um drone, que ajudará a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, em locais onde não seja permitida qualquer visualização na forma usual. Conforme a recém-criada Lei nº 5.709, […]
Assessoria
O combate à dengue de Cianorte ganhou um reforço. A partir dessa terça-feira (25), os agentes de endemias passam a contar com o trabalho de um drone, que ajudará a identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, em locais onde não seja permitida qualquer visualização na forma usual.
Conforme a recém-criada Lei nº 5.709, de 07 de março de 2025, que disciplina o uso do equipamento na Administração Municipal, o dispositivo deverá ser utilizado em terrenos com difícil acesso aos servidores e empregados públicos; terrenos em aclives e declives acentuados, que impossibilitam ou dificultam o pleno acesso dos agentes; terrenos com frente murada; áreas comerciais de difícil acesso externo; imóveis abandonados, em ruínas e com sinais evidentes de desuso; imóveis sem moradores, incluindo-se imóveis para locação e para venda; e sob a recusa de entrada dos servidores e empregados públicos por parte dos proprietários do imóvel.
Caso o drone localize criadouros do mosquito, o proprietário do imóvel será identificado e intimado a realizar as adequações necessárias para a eliminação deste. O não cumprimento da notificação acarretará em multa. A Divisão de Vigilância em Saúde também poderá utilizar o equipamento nas ações de fiscalização das áreas em que não for possível verificar visualmente atividades irregulares que possam representar risco à saúde humana e/ou ambiental.
“Este é mais um exemplo da tecnologia facilitando o trabalho humano. Nossas equipes enfrentam dificuldades para acessar calhas, telhados, imóveis vazios, entre outros, que podem ser fiscalizados em poucos minutos, com um drone, que ainda fornece imagens em alta resolução, tornando nosso trabalho mais eficiente”, ressaltou o supervisor do Programa de Combate às Endemias, Paulo Henrique Zago.
“Estamos em alerta, uma vez que o número de notificações de casos suspeitos e confirmados de dengue tem crescido nos últimos dias. Só trabalhando preventivamente, eliminando os focos do Aedes aegypti, conseguiremos amenizar o impacto dessa doença em nosso município”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa. O segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 será realizado na próxima semana (de 31 de março a 04 de abril).