Em Cianorte, Campanha de Multivacinação começa na segunda-feira
Começa na segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos. Para a imunização, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com a carteirinha de vacinação em mãos de […]
Começa na segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com até 15 anos. Para a imunização, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com a carteirinha de vacinação em mãos de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Em Cianorte, a iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
Neste ano, 16 tipos de vacinas serão ofertadas. “Elas são capazes de prevenir doenças como hepatites, febre amarela, meningite, BCG, rotavírus, entre outras”, explica a chefe da Divisão de Prevenção Saúde, Heloísa Dantas. “Levar os pequenos para a vacinação é um compromisso que os pais ou responsáveis devem assumir, já que elas zelam pela saúde e ajudam no combate a muitas doenças”, comenta.
De acordo com Heloísa, embora o Ministério da Saúde tenha determinado a vacinação neste período para o público de até 15 anos, os adultos que durante estes dias da campanha buscarem o serviço, também serão atendidos. “Queremos que todas as pessoas que estejam em atraso com alguma imunização se adequem, já que consideramos as vacinas um dos principais mecanismos capazes de garantir a prevenção à saúde,”, completa.
DIA D
Como forma de reforçar, ainda mais, a campanha no município, acontece no dia 16 de setembro (próximo sábado), a mobilização nacional. O evento, também conhecido como Dia D, oferecerá atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, inclusive dos distritos, em horário especial – das 08 às 17h. “A falta de tempo para procurar o serviço não será desculpa, já que os pais terão o dia inteiro para levar os filhos até a UBS mais próxima de casa”, complementa Heloísa.