Emoção marca homenagem aos pioneiros cianortenses
Um reencontro saudosista com o passado. Assim pode ser definida a 5ª Solenidade em Homenagem aos Pioneiros de Cianorte, realizada na tarde da última quarta-feira (17), no Paço Municipal. A ocasião contou com a presença de 50 desbravadores que, em valorização às suas trajetórias, receberam medalhas e agradecimentos. “Muitos chegaram aqui apenas com o machado […]
Um reencontro saudosista com o passado. Assim pode ser definida a 5ª Solenidade em Homenagem aos Pioneiros de Cianorte, realizada na tarde da última quarta-feira (17), no Paço Municipal. A ocasião contou com a presença de 50 desbravadores que, em valorização às suas trajetórias, receberam medalhas e agradecimentos.
“Muitos chegaram aqui apenas com o machado ou enxada e enfrentaram todas as adversidades de começar uma cidade do zero. Graças ao trabalho de vocês [pioneiros] podemos nos orgulhar de viver em Cianorte, que é uma das melhores cidades, não só do Paraná, mas do Brasil. Nosso muito obrigado a cada um”, destacou o prefeito Bongiorno, juntamente com o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira.
Representando a Câmara Legislativa, a vereadora Márcia Pereira também salientou a importância dos desbravadores e parabenizou a organização do evento, que marcou o início da programação comemorativa dos 66 anos de Cianorte. “Nada melhor do que celebrar o aniversário da cidade com aqueles que a construíram”, afirmou.
A solenidade também contou com a exibição de um curta metragem, produzido especialmente para a ocasião, pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, além do lançamento da 4ª Exposição Fotográfica “Cianorte Ontem e Hoje”, que contrasta fotos antigas com suas releituras atuais.
“O minidocumentário desta edição teve como tema “A Capital do Vestuário” e demonstra como a história do município está entrelaçada com a confecção. Já a exposição fotográfica, que permanece no Paço Municipal até 17 de agosto, retrata diversos aspectos do desenvolvimento da cidade, incluindo os distritos de São Lourenço e Vidigal, despertando memórias sensacionais”, enfatizou a chefe da Divisão de Cultura e uma das organizadoras do evento, Silvana Camargo, ao lado da secretária de Educação, Maria Neuza Casassa.
Confira a lista dos homenageados:
Adelino Ceresso Runin
Almir Araújo Pinto
Antônio Gonçalves Campos
Antônio José da Costa
Antônio Ziliane
Aparecida Fernandes Micheline
Leozino Micheline
Arlindo Batista da Silva
Ayrlton Comar
Atair Antônio Comar
Basílio Szenczuk
Cleuza Alexandre Lopes
Daniel Francisco Sornas
Daniel Moreira
Dirceu de Camargo Gimenes
Dirceu Genésio Pieroli
Inês Martines Ribeiro
João Zeferino Ribeiro
Izabel Marrega Gomes
Jácomo Micheletti
Jair Raul Pagangrijo
Joana Antônia Lira
José Lira Filho
João Hermenegildo da Silva
Joaquim Alves de Souza
José Bento Miotto
José da Penha dos Santos
José Luciano Padilha Siqueira
José Melvino da Silva
Luiz Carlos da Silva
Luiz Domingos dos Santos
Manoel Pinto Neto
Maria Alice Qualiotto
Maria Eglê Polito Mafra
Marlene Rezente
Miguel Dorivaldo da Silva
Nadir Alves de Jesus
Nelson Coradeti Generoso
Nelson Magron
Odete Rolin dos Santos Hyaga
Olivia Ferro Peres
Oscar Luiz Silochi
Osdair Ambrósio de Souza
Paulo Caetano de Souza
Revanir Bassi
Severino Martinez Adario
Tieko Sake Massaoka
Valdemar da Silva
Waldir Gazarini
Wilson Baragatti
Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)