Engenheiros e arquitetos visitam igreja histórica de Cianorte para restauração
Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: PMC A réplica da primeira Igreja Católica de Cianorte, um dos bens históricos mais simbólicos do município, será completamente restaurada e revitalizada. Na última semana, os engenheiros e arquitetos responsáveis estiveram visitando o local. Segundo um vídeo divulgado na página da Prefeitura de Cianorte, o projeto foi doado pela […]

Fonte: Portal da Cidade Cianorte – Foto: PMC
A réplica da primeira Igreja Católica de Cianorte, um dos bens históricos mais simbólicos do município, será completamente restaurada e revitalizada. Na última semana, os engenheiros e arquitetos responsáveis estiveram visitando o local.
Segundo um vídeo divulgado na página da Prefeitura de Cianorte, o projeto foi doado pela Companhia Melhoramentos e aprovado em reunião com o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).
A ideia é devolver à igreja suas características originais, incluindo a cor amarela e o uso da madeira de peroba — mesmo material utilizado na construção inicial em 1956.
A visita dos profissionais foi comemorada pelo secretário de cultura do município, Evandro Castro, que destacou o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, que doou as madeiras de peroba alocadas pela secretaria. A iniciativa marca um passo importante na preservação da memória local.
“Eu, como conselheira, estou muito feliz e acredito que todo o município também vai ficar muito feliz com o planejamento que a gente tem feito na recuperação e no restauro da nossa igreja.”, destacou Ana Paula, conselheira do Compac.
Projeto da obra – Reprodução Companhia Melhoramentos
O engenheiro civil Leonardo, responsável técnico pela obra, explicou que a restauração seguirá o modelo original da primeira igreja de Cianorte.
“A igreja voltará a ter a forma e a cor que possuía em sua primeira versão, além de um novo paisagismo ao redor da quadra onde está localizada”, disse.
Berço da fé em uma cidade jovem
Cianorte foi fundada em 26 de julho de 1953 e se tornou município apenas dois anos depois, em 1955. Com poucos habitantes à época, os primeiros moradores logo sentiram a necessidade de um espaço para as celebrações religiosas.
Ainda em março de 1956, começou a construção da capela, que mesmo inacabada recebeu sua primeira missa durante a Páscoa daquele ano. A inauguração oficial aconteceu entre os dias 19 e 27 de maio, com uma grande quermesse. Já a missa campal de inauguração foi realizada em 26 de julho de 1956.
Futuro: um museu de arte sacra
A restauração da igreja não é apenas um resgate histórico. Ela abrigará, em breve, o primeiro Museu de Arte Sacra de Cianorte. Um espaço dedicado à preservação da memória religiosa da cidade e de sua gente, um marco que une passado, presente e futuro em torno da fé e da cultura