EXPOSIÇÃO DE MODA INCLUSIVA ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO NO PAÇO MUNICIPAL

Quando se fala nos direitos das pessoas com deficiência, logo pensamos nas estruturas de acessibilidade, tecnologias assistivas e próteses. No entanto, para garantir o atendimento às suas necessidades, é preciso refletir (e agir) de maneira mais abrangente, levando em conta um conjunto de ações que as permitam se sentir, de fato, integradas à sociedade. Neste […]

  • COMPARTILHE:
Imagem EXPOSIÇÃO DE MODA INCLUSIVA ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO NO PAÇO MUNICIPAL

Quando se fala nos direitos das pessoas com deficiência, logo pensamos nas estruturas de acessibilidade, tecnologias assistivas e próteses. No entanto, para garantir o atendimento às suas necessidades, é preciso refletir (e agir) de maneira mais abrangente, levando em conta um conjunto de ações que as permitam se sentir, de fato, integradas à sociedade. Neste sentido, a vestimenta, como um meio de identidade, expressão e bem estar, também deve ser projetada especialmente para esse público. Foi com este objetivo que, há 10 anos, a estilista cianortense, Leny Pereira, criou o projeto Angels Fashion Day que, formado por voluntários, idealiza e produz peças de moda inclusiva.

Alguns dos modelos podem ser conferidos pessoalmente, no hall do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, em uma exposição intitulada “Entre lentes e sorrisos”, preparada com o apoio da Divisão de Cultura. A mostra teve início nessa segunda-feira (25) e segue por 15 dias, aberta à visitação, durante o horário de expediente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. “O projeto Angels Fashion Day cumpre a missão de realizar ações sob a ótica da inclusão, fundamentada no papel social da moda e utilizando recursos de estilo e imagem, para contribuir com a expansão de um novo discurso, propondo soluções que facilitem e embelezem o vestir das pessoas com deficiência, além de trabalhar a autoestima”, relata Leny.

As peças são produzidas com base em pesquisas nas áreas de saúde, ergonomia, têxtil, modelagem, entre outras; e o projeto também conta com ações adicionais como a realização de ensaios fotográficos e desfiles, com produção de cabelo e maquiagem. “Tivemos, por exemplo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, um desfile no Paço Municipal, com o tema “Mulheres valorosas”, em que o projeto Angels Fashion Day lançou ao público um novo olhar sobre o empoderamento feminino, emocionando a todos”, destaca a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo. Momentos do desfile e dos ensaios podem ser conferidos na exposição que, conjuntamente, conta com fotografias.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *