Faltas representam 16,8% das consultas agendadas em Cianorte
Tribuna de Cianorte – Foto: Bruna Batista O número de faltas em consultas médicas chama atenção em Cianorte. Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam uma alta taxa de pacientes que deixaram de comparecer às consultas marcadas. Em 2022, das 94.237 consultas médicas disponibilizadas, apenas 77.377 foram realizadas. Isso significa que 16.860 pacientes faltaram às […]
Tribuna de Cianorte – Foto: Bruna Batista
O número de faltas em consultas médicas chama atenção em Cianorte. Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam uma alta taxa de pacientes que deixaram de comparecer às consultas marcadas.
Em 2022, das 94.237 consultas médicas disponibilizadas, apenas 77.377 foram realizadas. Isso significa que 16.860 pacientes faltaram às consultas. Em termos percentuais, o número representa 17,9% das consultas agendadas. Neste ano, das 37.933 consultas marcadas, apenas 31.567 foram realizadas, resultando em 6.366 faltas e uma taxa de 16,8% de falta.
Essa situação traz impactos negativos tanto para os pacientes quanto para o sistema de saúde local, prejudicando o atendimento e desperdiçando recursos, sendo necessária uma conscientização sobre a importância de comparecer às consultas agendadas.
Cianorte conta com um leque de 80 especialidades médicas, buscando atender às necessidades variadas da população. Esse número inclui consultas contratadas pelo próprio município, ambulatório de especialidades, pelo Ciscenop e oftalmologia. No entanto, as faltas nas consultas comprometem a eficiência do sistema, afetando o acesso ao atendimento médico e sobrecarregando os profissionais de saúde.