Flicia movimenta a semana, com programação para todas as idades

Assessoria A 8ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA) está movimentando a semana, com uma programação diversa e envolvente, celebrando a cultura, a leitura e a produção cultural local. A iniciativa tem proporcionado momentos de reflexão, homenagem e interação para a comunidade cianortense. A programação e os links para inscrição nas diversas atividades estão disponíveis na […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Flicia movimenta a semana, com programação para todas as idades

Assessoria

A 8ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA) está movimentando a semana, com uma programação diversa e envolvente, celebrando a cultura, a leitura e a produção cultural local. A iniciativa tem proporcionado momentos de reflexão, homenagem e interação para a comunidade cianortense. A programação e os links para inscrição nas diversas atividades estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura (www.cianorte.pr.gov.br/cultura).

Na segunda-feira (19), os eventos foram no Auditório do Paço Municipal. Às 14h, a cultura de Cianorte ganhou um novo impulso com a posse do Conselho Municipal de Política Cultural de Cianorte para o biênio 2025/2027, um passo importante para a gestão e o fomento do setor. Foram eleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente, Marciana Bonfim e Evandro de Castro.

A noite seguiu com um momento de emoção e reconhecimento. Às 19h, a Academia de Letras de Cianorte realizou uma Sessão Aberta que incluiu uma tocante Homenagem Póstuma a Lincoln Aguera Munhoz, prestando tributo à memória e ao legado de uma figura importante para a cultura, história e literatura local.

Na sequência, o público teve a oportunidade de conhecer de perto novas obras literárias. A Sessão de Autógrafos e Lançamento de Livros no Paço Municipal apresentou “Cenas Vividas”, de Sonia Maria Dornellas Morelli; “Os assombros de um passado”, de Valdecir Mariano (Peninha); e “O avesso de mim”, de Lau Gallo, proporcionando um contato direto entre autores e leitores.

Já na terça-feira (20), o Centro Cultural foi palco de um importante debate. A roda de conversa: Literatura, Diversidade e Inclusão, realizada às 19h30, promoveu um diálogo enriquecedor sobre temas relevantes para a sociedade contemporânea, utilizando a literatura como ferramenta para abordar a pluralidade de ideias e a importância da representatividade.

A quarta-feira (21), reservou duas atividades distintas. Pela manhã, o Parque Manduhy foi cenário de um Piquenique com os finalistas da fase municipal do II Festival de Poesias da Amenorte – FESPAM. Na oportunidade, os finalistas foram agraciados com um certificado e brindes de empresas locais. À noite, o Centro Cultural recebeu a palestra “A importância da preservação histórica como construção da identidade da região noroeste do estado” e a apresentação do perfil do Instagram “Já te contei essa história?”, conduzidas por Paulla Braz.

A partir dessa quinta (22), as atividades concentram-se na estrutura montada na Praça da República (em frente a Prefeitura). Ao longo do dia, a Companhia de Teatro Eskéte e Encena e a contadora de histórias Edna Cristina encantaram o público das escolas municipais em diversos horários. Para a noite, haverá música, com Maju Caloi, e a premiação do II Festival de Poesias da Amenorte.

“Acreditamos que a cultura é um pilar fundamental para o desenvolvimento social e a construção da identidade de nosso povo. E a FLICIA é o reflexo do nosso comprometimento em fomentar a produção local, garantir o acesso à arte e à literatura e fazer de Cianorte um polo cultural”, destacou o organizador da Festa Literária, Evandro de Castro.

INCENTIVO À LEITURA: durante toda a semana, o hall de entrada do Paço Municipal se transformou em um ponto troca de livros. A iniciativa, que acontece das 8h30 às 17h, segue até esta sexta-feira (23), incentivando a circulação de obras literárias e promovendo a leitura de forma democrática e acessível.

Confira os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Cianorte para o biênio 2025/2027:

Representantes da esfera governamental: Evandro de Castro e Giselly Maria Peres (Cultura); Franciele Alves Gonçalves e Douglas Possavati da Silva (Educação); Stephanie Mariane Freitas Piveta Azevedo e Daiana Santos Candido (Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes); Luiz Fernando Jacomini da Silva e Lucas Meira Pereira (Esporte e Lazer); Jhony de Oliveira Lima e Rafaela Alves Meira (Assistência Social); Daniella Carraro e Michel Thomaz (Meio Ambiente); Diego Fernandes Ferrari e Bruno Silva Santos (Comunicação Social); e Tamyris Tavares da Silva e Priscila Andreoti Lopes (Desenvolvimento Econômico).

Representantes da esfera não-governamental: Paulo Roberto Simplício Junior Nishiyama e Eduardo Mendes da Silva (Artes Visuais e Audiovisuais); Everton Gomes Santana e Hector Garcia D Avila Bacarji (Culturas Populares e Étnicas); Isis Ribeiro de Campos e Elizabete Spagnolo (Dança); Noélia Gabriely Chavez Martinez e Tania Mara Gomes Sydor (Literatura, livro e leitura); Gustavo Adolfo Faria Scopel e Arilson Bruno Martins Rodrigues (Cultura Geek); Nicolás González Martínez e Ebiner Gonçalves de Oliveira (Música); Marciana Bonfim e Edna Cristina Silva Batista (Artes Cênicas – teatro e circo); e Elis Regina Modena Cunha e Erny Conceição Silva Sieiro (Artesanato).

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *