Formação de Mentores impulsiona inovação e empreendedorismo local
Assessoria Foi realizada, nessa segunda e terça-feira (02 e 03), nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte – ACIC, a Formação e Desenvolvimento de Mentores para atuação junto ao ecossistema de inovação de Cianorte, no apoio a projetos e negócios inovadores e startups. A iniciativa da Prefeitura de Cianorte, por meio do Centro […]
Assessoria
Foi realizada, nessa segunda e terça-feira (02 e 03), nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte – ACIC, a Formação e Desenvolvimento de Mentores para atuação junto ao ecossistema de inovação de Cianorte, no apoio a projetos e negócios inovadores e startups. A iniciativa da Prefeitura de Cianorte, por meio do Centro de Inovação, e Sebrae, contou com a participação de 34 pessoas. Entre eles, professores, empreendedores, servidores públicos e profissionais que atuam na área da Inovação.
A capacitação teve como instrutor Felipe Costa, mentor e palestrante de oratória, negociação e pitch.“Essa formação fortalece nosso ecossistema de inovação, impulsionando projetos e negócios locais. Com essa capacitação, 34 líderes estarão preparados para fomentar o empreendedorismo, gerando empregos e crescimento econômico sustentável. É um investimento no futuro de nossa cidade”, ressaltou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Priscila Andreoti Lopes.
A qualificação teve carga horária de oito horas. O conteúdo foi dividido em dois módulos. O primeiro “Desenvolvimento prático da pessoa mentora” abordou: Compreendendo o papel do mentor; Framework de uma boa mentoria, que fazer antes e depois; Principais desafios que os mentores passam e como evitá-los; Como diagnosticar o nível de maturidade de uma empresa; Perguntas que sempre devem ser feitas; Técnicas para demonstrar empatia, autoridade e falar de uma maneira que os mentorados queiram te ouvir; Como dar feedbacks sensíveis; e Como desafiar e inspirar mentorados.
Já o segundo módulo “Ferramentas para auxiliar nas mentorias”, tratou: Ferramentas para auxiliar em mentorias; Ferramentas de design thinking para auxiliar na ideação e prototipação; Ferramentas para definição de personas; Técnicas e ferramentas para pesquisas com concorrentes; Técnicas e ferramentas para desenvolvimento de MVP; e Técnicas e ferramentas para medir os resultados do MVP.
“Além do conteúdo teórico, tivemos um momento prático no final. Os participantes foram interativos e os feedbacks bem positivos. Essa formação foi um passo crucial para atrair consolidar nossa cidade como um polo de inovação e desenvolvimento econômico”, comentou a chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Tamyris Tavares da Silva.