Grupos de combate ao tabagismo abrem inscrições para novas turmas
Assessoria – Foto: Freepik Se você é fumante e deseja abandonar o vício neste ano que se inicia, pode contar com a ajuda de uma equipe multiprofissional disponibilizada gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte, por meio do Programa de Combate ao Tabagismo. Com a participação de profissionais como médico, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista e […]
Assessoria – Foto: Freepik
Se você é fumante e deseja abandonar o vício neste ano que se inicia, pode contar com a ajuda de uma equipe multiprofissional disponibilizada gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte, por meio do Programa de Combate ao Tabagismo. Com a participação de profissionais como médico, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, cada grupo promove seis encontros, sendo uma vez por semana, em período noturno. “Como as turmas são pequenas, de aproximadamente dez pessoas, conseguimos estabelecer vínculos com os pacientes e apoiá-los individualmente. Dessa forma, podemos até realizar o acompanhamento medicamentoso, quando se faz necessário”, explicou a nutricionista, Milena Costa.
Os fumantes que desejam participar, podem se inscrever diretamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou preencher o formulário no site da Prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo, com acesso direto pelo link https://forms.gle/vWrjaP1yMNkihWWK9. As inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado, uma vez que no prazo de um mês e meio inicia-se nova turma.
“O hábito de fumar é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como uma doença epidêmica que causa dependência, devido à presença da nicotina. Nos produtos à base de tabaco, os fumantes inalam quase cinco mil substâncias tóxicas, cancerígenas e radioativas, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças graves. Pensando nisso, com os grupos antitabagistas, pretendemos ajudar aqueles que desejam abandonar esse vício, trazendo mais qualidade de vida e saúde”, comentou a secretária da pasta, Rebeca Galacci.