Hemepar de Cianorte atendeu 3.194 doadores no último ano
Fonte: Tribuna de Cianorte – Foto: Bruna Batista O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), com sede em Cianorte, é referência para os 11 municípios atendidos pela 13º Regional de Saúde (RS). Em um ano, foram 3.194 doadores atendidos e aprovados. Nesse período, das 3.100 bolsas coletadas, 3.080 foram para o estoque; 924 […]
Fonte: Tribuna de Cianorte – Foto: Bruna Batista
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), com sede em Cianorte, é referência para os 11 municípios atendidos pela 13º Regional de Saúde (RS). Em um ano, foram 3.194 doadores atendidos e aprovados.
Nesse período, das 3.100 bolsas coletadas, 3.080 foram para o estoque; 924 enviadas para a hemorrede; 1910 enviadas para os hospitais, além dos números para transfusões. O centro na Capital do Vestuário tem conseguido manter o estoque em dia e atender a demanda regional por sangue.
O mês de junho é marcado com a cor vermelha, simbolizando a campanha de incentivo à doação de sangue. No dia 14, foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com o centro de Cianorte, foram 273 doações somente neste mês.
Patrícia Regina de Oliveira, coordenadora do Hemepar, destaca que o resultado positivo quanto ao estoque do banco tem ligação direta com a organização do local e a disponibilidade dos doadores que não deixam de colaborar. “Nós temos mantido o estoque em dia porque gerenciamos entrada e saída. Conforme necessidade de alguns grupos sanguíneos específico, nós fazemos convocação direta. Além disso, temos as parcerias para as coletas extras, que ajudam a melhorar nosso estoque.”, comenta.
As coletas abastecem cinco hospitais que pertencem à 13ª Regional de Saúde: a Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) de Cianorte, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital São Paulo e a Clínica de Hemodiálise. 80% dos pedidos são realizados e entregues à Fundhospar.
“A necessidade é sempre de aumentar a coleta, para podermos contribuir com a hemorrede. A meta é aumentar as transferências, sempre mantendo nosso estoque abastecido para atendimento da demanda dos hospitais que atendemos”, conclui.
COMO DOAR
As coletas e atendimentos gerais são realizados de segunda à sexta feira no período da manhã. Das 13h às 17h somente atendimento geral e de segunda a sexta, sábado, domingo e feriados funciona o laboratório 24h. Para ser apto a doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos apenas acompanhado pelo responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, e ir descansado e alimentado evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.