Jovens de 15 a 19 anos são convidados a imunizar-se contra o HPV

Assessoria O Ministério da Saúde deu início, na última segunda-feira (17), com o apoio dos estados e municípios, ao resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Em […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Jovens de 15 a 19 anos são convidados a imunizar-se contra o HPV

Assessoria

O Ministério da Saúde deu início, na última segunda-feira (17), com o apoio dos estados e municípios, ao resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. Em Cianorte, a estimativa é de que cerca de 1.300 pessoas não tenham recebido a imunização entre os 9 a 14 anos.

A inclusão desta faixa etária é excepcional e válida somente para os próximos três meses, já que a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas. “Esta é uma oportunidade para quem perdeu o prazo ou que ainda não recebeu a imunização. Por isso orientamos para que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência e vacinem-se”, destacou a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tânia Mara de Almeida, lembrando que a Sala de Vacinas da UBS Cianortinho segue com horário estendido, às terças e quintas-feiras, até as 20h.

Além da vacina contra o HPV para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, com esquema de dose única, outros grupos populacionais também podem se vacinar, como pessoas que vivem com HIV, transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos entre 9 e 45 anos; vítimas de abuso sexual entre 15 e 45 anos que não tenham tomado a vacina; pacientes com papilomatose respiratória recorrente; e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos.

(Com informações da AEN-PR)

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *