Média histórica da temperatura máxima fica 2,8ºC acima do esperado em Cianorte
Tribuna de Cianorte com Agência Estadual – Foto: IDR Durante o mês de dezembro, as temperaturas foram bastante heterogêneas no Paraná, em comparação com a média climatológica, segundo mostra o Boletim do IDR-Paraná. Em Cianorte, por exemplo, a média histórica da temperatura máxima de dezembro é de 30,9°C e em dezembro de 2022 registrou 33,7°C, […]
Tribuna de Cianorte com Agência Estadual – Foto: IDR
Durante o mês de dezembro, as temperaturas foram bastante heterogêneas no Paraná, em comparação com a média climatológica, segundo mostra o Boletim do IDR-Paraná. Em Cianorte, por exemplo, a média histórica da temperatura máxima de dezembro é de 30,9°C e em dezembro de 2022 registrou 33,7°C, ficando 2,8ºC acima do esperado. No geral, as regiões mais a oeste do Estado tiveram temperaturas mais elevadas. Já em Antonina, no Litoral, a média da temperatura máxima registrada no mês foi 27,9ºC, permanecendo 2,5ºC abaixo do esperado, que é 30,4ºC.
O boletim agrometeorológico do IDR-Paraná aponta que dezembro foi um mês com grande irregularidade de chuvas. Na maioria das regiões as precipitações foram próximas da média histórica. No entanto, nas regiões Oeste e Sudoeste, as chuvas foram muito abaixo do esperado para o mês. Na região Sudoeste, por exemplo, a média histórica é 180 mm e choveu apenas 79 mm.
Dessa maneira, fruticultura, café, feijão, cana-de-açúcar e as pastagens tiveram um bom desenvolvimento no mês. O clima também favoreceu a soja, que foi afetada pela seca no passado.
Em alguns municípios houve distribuição irregular da precipitação. Os municípios de Maringá e Cândido de Abreu, nas regiões Noroeste e Central do Estado, foram os que mais se aproximaram da média histórica, com um total pluviométrico de 174,4 mm e 153,4 mm em dezembro e média histórica de 181,1 mm e 159,8 mm, respectivamente. Em média, choveu 150,5 mm no Estado e a normal climatológica é de 174,9 mm.